UEPG premia mais de noventa crianças e jovens em cerimônia da OBMEP

O Auditório do Campus Centro da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu no último sábado (18) a premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática  das Escolas Públicas e Particulares (Obmep). Por meio do projeto de extensão Olimpíadas de Matemática, do Departamento de Matemática e Estatística (Demat), o projeto realiza a aplicação das provas e premiação dos aprovados da 1ª Regional Paraná da OBMEP (PR-1).

Pela primeira vez, desde sua criação, a Obmep contou com etapas estaduais. A cerimônia premiou 94 estudantes de três níveis, com medalhas da etapa estadual, e 35 com a premiação da fase nacional. Participaram da premiação alunos de mais de 50 colégios públicos e particulares de Ponta Grossa e outros oito municípios que integram o Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa. Os premiados se destacam em meio aos 18 milhões de estudantes de Ensino Fundamental e Médio, que realizaram a prova em todo o país. Duas professoras também foram premiadas pelo seu desempenho no preparo dos alunos na competição.

Participaram da cerimonia a coordenadora do projeto Olimpíadas de Matemática, professora Elisangela dos Santos Meza, a pró-reitora de extensão da UEPG, professora Beatriz Gomes Nadal, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa (NRE), Luciana Aquino Sleutjes, a coordenadora da Olimpíada no Núcleo, Sandra Mara Pedroso e o coordenador do Programa de Iniciação Júnior da Obmep, professor Marciano Pereira.

A coordenadora do projeto Olimpíadas de Matemática, professora Elisangela Meza, avalia que a quantidade expressiva de alunos na premiação simboliza os resultados e impactos positivos que a competição proporciona. “Com a mudança que criou a premiação estadual, tivemos um aumento considerável de participantes premiados na Obmep. Tivemos um bom resultado com esse aumento de medalhistas. Em nossa regional, o número de premiados saltou de trezentas e cinquenta para quatrocentas, à nível nacional e 1200 medalhas estaduais”.

Dedicação transformada em resultado. Assim avalia Ruan Ferreira, aluno do primeiro ano do curso de Licenciatura em Matemática da UEPG, que foi premiado na cerimônia da OBMEP no último sábado. Ele destaca a importância da competição para desenvolver seu interesse pela matemática. “Se não fossem as Olimpíadas, não estaria aqui. Porque antes eu não gostava de matemática e a competição nos incentiva a melhorar”, destaca o estudantes.

Os medalhistas de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares de Ponta Grossa viajarão ao Rio de Janeiro para participar de cerimônia de encontro com os medalhistas da prova de todo o Brasil. A primeira fase da 19ª OBMEP acontecerá no dia 04 de junho. Neste sábado, 25 de maio, a UEPG realizará a primeira fase da 10ª Olimpíada Pontagrossense de Matemática, no Campus Uvaranas.

Texto e fotos: Gabriel Miguel