UEPG licita obras de acessibilidade nos campi em Ponta Grossa

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) irá revitalizar os campi Centro e Uvaranas. As obras devem contemplar adequações de acessibilidade e os três lotes licitados irão somar R$ 14,2 milhões. O Pregão Eletrônico acontece nesta sexta-feira (24), às 9h30 e a previsão de início das obras, caso haja empresa contemplada no processo licitatório, é no mês de julho de 2024.

As obras irão contemplar adaptações como a instalação de pisos antiderrapantes e podotáteis; substituição e instalação de corrimãos; construção de rampas; instalação de plataformas elevatórias; adequação de banheiros para pessoas com deficiência, com instalação de bacias sanitárias acessíveis, torneiras com acionamento automático ou de fácil utilização, e sinalização sonora de emergência; instalação de fraldários; mapas de localização e placas de sinalização de ambientes táteis. São 13 conjuntos de edificações, nos dois campi, totalizando cerca de 19 330 m².

O lote 1, no valor de R$ 6.319.455,48, contempla, no Campus Uvaranas, o Centro de Convivência (Museu de Ciências Naturais); Reitoria; CLabmu; Centro Integrar (Antigo PDE); Biblioteca; Bloco G; Bloco N e Laboratório de avaliação física; Pavilhão didático Ed. Física; Central de Salas de Aula; Farmácia Escola; Recursos Hídricos; sinalização e iluminação de incêndio nos blocos E, F, L, CIPP e M. No segundo lote (R$ 5.873.616,84), serão adequados os blocos E, F, L, M e CIPP. No Centro, o lote 3 contempla a reforma dos blocos A, B, C, D e do Museu Campos Gerais, com valor de R$ 2.024.862,88.

Para a professora Andrea Tedesco, pró-reitora de planejamento da UEPG, a obra demonstra um compromisso da UEPG com a inclusão de pessoas com deficiência. “A UEPG está comprometida não apenas em cumprir a legislação vigente, mas principalmente em promover a inclusão e acessibilidade em sua infraestrutura para receber a comunidade acadêmica e comunidade externa com algum tipo de deficiência motora e visual”, destaca. “É um compromisso ético e social da instituição de oferecer um ambiente inclusivo e acessível para toda a comunidade universitária. As adaptações promoverão a segurança e o bem-estar de todos os usuários”. Desde 2022, a UEPG reserva parte das vagas dos processos seletivos para candidatos que se autodeclarem pessoas com deficiência.

Os projetos arquitetônicos e complementares de engenharia, bem como as planilhas orçamentárias e termo de referência para adequação dos dois campi foram desenvolvidos pelas equipes técnicas de engenharia e arquitetura da Diretoria de Planejamento Físico da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) e da Prefeitura do Campus (Precam). Todos os projetos atendem à norma NBR 9050, que estabelece as diretrizes de acessibilidade em edificações.

O edital e os anexos, com projetos, quantidades e especificações detalhadas, podem ser acessados aqui.

Texto: Aline Jasper | Foto: Jéssica Natal