Sipat da UEPG envolve mais de 100 trabalhadores em palestras e orientações

Compartilhe

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalhos (Sipat) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi um sucesso. Quem garante é o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da universidade, Marcelo Hartmann. Segundo ele, o evento contou com a participação média de 110 servidores e/ou colaboradores e isso representa uma aceitação positiva dos temas abordados.

“A Sipat é uma semana dedicada à conscientização e prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho. A Sipat envolve uma série de atividades, como palestras, workshops, treinamentos e atividades lúdicas, com o objetivo de promover a segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores”, afirma Hartmann.

Realizada entre os dias 20 e 24 de maio, das 08h30 às 11h30, a Sipat 2024 contou com palestras sobre “Qualidade de vida e felicidade”, ministrada por Viviane Aleixo de Paula Xavier; “Segurança em Laboratórios (Ramp) e seus princípios”, de Valdeci Souza de Almeida; “Acidente de Trabalho e CAT”, com o Eng. Júlio Victor Vieira Martins Chadlvski; “Alimentação saudável”, com Débora Neitzel Borges; e “Assédio plural”, com a professora e pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ione da Silva Jovino.

“A importância da Sipat é enorme para os trabalhadores, pois proporciona oportunidades para aprender sobre medidas de segurança, prevenção de acidentes, cuidados com a saúde física e mental, e também para discutir questões relacionadas ao ambiente de trabalho. Além disso, a Semana pode ajudar a promover uma cultura de segurança dentro da empresa, incentivando a participação ativa dos funcionários na identificação e solução de problemas relacionados à segurança no trabalho”, garante Marcelo Hartmann, presidente da Cipa e organizador do evento.

Ele agradeceu ao professor Emerson Hilgemberg, pró-reitor de Assuntos Administrativos; à professora Fabiana Postiglione Mansani, diretora-geral do Hospital Universitário (HU-UEPG) e ao diretor do Humai, Rafael de Oliveira, pois nos dias 22 e 23 de maio foi a primeira vez que a Sipat foi realizada dentro dos hospitais universitários, algo avaliado como muito positivo para os funcionários. Ele agradeceu também à FAUEPG e à direção do Sindespo pelo apoio durante o evento.

Em todos os dias da Sipat, uma atividade diferenciada encerrou os trabalhos. A equipe da UEPG que participou da semana pode acompanhar as apresentações da Banda Lira dos Campos, da banda da Apae e também da apresentação dos Doutores Palhaços – SOS Alegria. Já os colaboradores dos Hospitais Universitários puderam apreciar um lanche especial saudável, que também era a temática da palestra, preparado pela equipe de nutrição dos HUs.

Texto e fotos: Tierri Angeluci

 


Compartilhe

 

Skip to content