Pós-Graduação em História promove colóquio com participantes internacionais

Uma perspectiva internacional da História. Esse foi o diferencial do primeiro Colóquio do Grupo de Pesquisa História e Intelectuais: Cultura, Política e Memória, da Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGH-UEPG). Com o tema “Intelectuais, Racismos e Desigualdades: Memória e Historiografia”, o evento aconteceu nos dias 28 e 29 de maio, com conferências e mesas-redondas.

Como conta a professora Maria Julieta Weber, coordenadora geral do Colóquio, “o objetivo do evento foi criar um espaço de debates sobre intelectuais, racismos e desigualdades e suas interlocuções com a memória e a historiografia”. A realização foi do Grupo de Pesquisa, PPGH e Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (Ceis20), com apoio do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (Secihla), Departamento de Educação, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em Educação e Mestrado Profissional em História da UEPG.

Além da participação no evento, o professor João Paulo Avelãs Nunes, da Universidade de Coimbra (Portugal), passa uma temporada em Ponta Grossa. Ele está atuando como professor convidado no PPGH neste semestre, na disciplina “Intelectuais, representações e intervenções na realidade: Brasil (América Latina) e Europa nos séculos XX e XXI”, juntamente com a professora Maria Julieta e o pós-doutorando Anderson Prado.

Programação

Na conferência de abertura, o professor Moysés Kuhlmann Júnior abordou a infância, relações sociais e a desigualdade em Gilberto Freyre. A palestra de João Paulo Avelãs Nunes, da Universidade de Coimbra, abordou os modos de produção e desigualdades, e a influência da historiografia na estruturação de percepções e de práticas, com debate de Patrícia Carla de Melo Martins, da Universidade Federal do Maranhão.

O encerramento ficou a cargo de Lilia Moritz Schwarcz, da Universidade de São Paulo, com debate de Patrícia Ferraz de Matos, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e moderação de Daniel Florence Giesbrecht, da Universidade de Coimbra. A conferência falou sobre Lima Barreto, como um intelectual transatlântico. Além disso, duas mesas-redondas discutiram “Representações, poder, imigrações e racismos”e “Intelectuais, educação, memória e historiografia”.

Parte das conferências teve participações online e as gravações estão disponíveis no canal do PPGH no Youtube.

Texto: Aline Jasper | Fotos: Aline Jasper e Amanda Santos