Agipi-UEPG divulga aprovados para evento e participa de ação no Sebrae

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A Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Agipi-UEPG) realizou atividades nas últimas semanas, em parceria com empresas e instituições. Em 23 de maio, aconteceu a banca do “Transformation Day”, evento organizado pela Renault do Brasil, para atrair talentos no setor. A banca selecionou 11 alunos da graduação e pós-graduação, para a atividade que acontecerá em 03 e 04 de outubro. Durante todo o mês de maio, a Agipi ainda participou do Programa de Pré-Incubação de Ponta Grossa, organizado pelo Sebrae, para validar projetos antes de serem encaminhados para incubação.

Transformation Day

A equipe UEPG será composta por 11 estudantes e quatro professores. Nos dias de evento, o grupo enfrentará a equipe da Unicesumar, em um desafio para criar a melhor solução de retenção de talentos no setor de manufacturing.  Os alunos selecionados receberão transporte, hospedagem e alimentação gratuitos. Os participantes ainda concorrerão a prêmios oferecidos pela Renault, com suporte de especialistas e acesso a modelos e metodologias fornecidas pela empresa. Participaram da banca para seleção dos aprovados os professores Carlos Ubiratan da Costa Schier; Eliane de Fátima Rauski; Ezequiel Gueiber; e Gislaine Martinelli Baniski.

Professores e alunos já estão debatendo soluções para o desafio proposto. “A expectativa para a próxima fase do Transformation Day é altíssima. Na próxima semana, vamos iniciar o desenvolvimento de uma solução única em equipe e começar as mentorias com profissionais da Renault. Estamos organizando todas as apresentações para garantir um processo estruturado e eficiente”, destaca o diretor da Agipi, professor Albino Szesz Júnior. A lista dos selecionados pode ser conferida aqui.

Programa de Pré-Incubação de Ponta Grossa

Juntamente do Sebrae, Sprint-PG, incubadora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Vale dos Trilhos, a equipe da Agipi participou de debates sobre pré-incubação de ideias inovadoras, para amadurecer projetos a serem incubados em instituições do ensino superior. O programa, que teve início em abril e encerrou em maio, contou com seis módulos, todos ministrados com metodologia do Sebrae, sobre organização, validação de oportunidade, solução, validação de mercado, comportamento empreendedor e time, e mostra de projetos inovadores. Segundo Albino, o projeto é essencial para o ecossistema de inovação regional. “Ele oferece mentorias, capacitações e networking, ajuda os empreendedores a transformar ideias em negócios viáveis. Para nós na UEPG, esses programas facilitam a incubação de empresas que passaram pelo programa, promovendo o crescimento econômico e social local”, finaliza.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: William Clarindo e arquivo pessoal


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