UEPG recebe doação de três mil obras pela família do jornalista Helcio Kovaleski

Reencontro. Um ano após o falecimento de Helcio Kovaleski, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu o acervo de livros, filmes e músicas do jornalista e dramaturgo ponta-grossense. As mais de três mil obras foram cedidas pela sua família e chegaram à Biblioteca Central (Bicen), no Campus Uvaranas, na última quarta-feira (05), transportadas por servidores da Prefeitura do Campus (Precam).

Estiveram presentes na chegada do material a filha de Helcio, Beatriz Ferreira Kovaleski; a diretora da Bicen, Maria Lúcia Madruga; e os professores do Departamento de Jornalismo, Rafael Schoenherr e Ben-Hur Demeneck, que mediaram a doação junto à Biblioteca. Assim que as mais de 50 caixas foram descarregadas, logo foram levadas para a triagem pela equipe da Bicen. Quando abertas, os rostos dos presentes foram tomados por sorrisos ao depararam-se com verdadeiros tesouros.

Iniciada há trinta anos, a coleção de Kovaleski reúne uma diversidade de obras que adquiriu ao longo da vida, e transitam entre Jornalismo e as Artes, com destaque para o Teatro, sua grande paixão. Em meio aos filmes e livros de fotografia, reportagens, biografias e clássicos da literatura mundial, Helcio detinha várias cópias de seu livro favorito, Ulisses, de James Joyce. Boa parte do material será direcionado ao Departamento de Jornalismo da UEPG (Dejor), após o processo de seleção pelos professores e alunos, e as demais obras serão disponibilizadas para empréstimo na Bicen.

As obras destinadas ao curso de Jornalismo integrarão o projeto “Memórias Kovaleski”, com o objetivo de resgatar e valorizar as contribuições do jornalista para a profissão em Ponta Grossa. “Eu acho importante trazer o material para o curso porque ele era um ótimo jornalista, né? Minha expectativa, quando pensei na doação, é que ela contribua para a formação dos alunos, não apenas compartilhando da inteligência e conhecimentos do meu pai, mas apresentando ele como pessoa e como jornalista”, comenta Beatriz, filha de Helcio e acadêmica de Serviço Social.

Em meio às várias pilhas de livros e discos da doação, Beatriz escolhe um livro escrito pelo pai. “Festival crítico: uma década escrevendo sobre o Fenata”, publicado em 2014.  A obra reúne críticas escritas por Helcio à dezenas de peças participantes do Festival Nacional de Teatro (Fenata), entre 2003 e 2012. O Festival foi uma das grandes paixões do jornalista, que participou de todas as edições, de forma ininterrupta, desde que iniciou sua trajetória no Teatro, fazendo sua última participação na 50ª edição do evento.

“Mais importante que manter os livros preservados é honrar a memória de alguém importante para a cultura local, mantendo um padrão de qualidade nas obras selecionadas”, explica o professor Ben-Hur Demeneck, que, junto de Beatriz, mediou a entrega dos livros para a Bicen. Ele define Helcio como um bibliófilo, não apenas por ter sido um colecionador de obras ao longo de três décadas, mas também pelo zelo que detinha com o material. “Você pode notar em boa parte dos livros anotações com as datas em que Helcio terminou a leitura e observações sobre a obra. Esses registros se tornam marcas do cuidado e amor que ele tinha por esses livros”.

O chefe do Departamento de Jornalismo, professor Rafael Schoenherr, destaca o valor institucional, comunitário e afetivo que a coleção desempenha. “É do interesse da Universidade que esse material esteja mais acessível aos atuais e futuros estudantes de Jornalismo e áreas afins, uma vez que a biblioteca do Helcio representa muito da trajetória dele pelo campo artístico, passando pelo Jornalismo, a Sociologia e a Filosofia”. Schoenherr ressalta o trabalho da Precam no transporte do acervo e agradece a parceria com a Biblioteca no trabalho de selecionar, preservar e disponibilizar as obras.

Texto e fotos: Gabriel Miguel