De acordo com a assistente social Lucimara Nabozny, responsável pela realização dos encontros, a atividade proporciona diversos benefícios: “Conhecer a estrutura do Humai onde serão atendidas; saber um pouquinho da história dessa instituição dentro da nossa cidade, e especialmente participar de uma conversa agradável, que acontece com leveza, mas que permite reflexões profundas sobre gestação, parto e maternagem”. São momentos de troca de conhecimentos entre a equipe e as pacientes. “Para nós, da equipe, cada Roda é uma aprendizagem, pois estar em contato com o que as gestantes trazem de dúvidas, informações e sentimentos em relação ao Humai, e em relação às expectativas pelo parto, é muito importante para que possamos melhorar nossa comunicação e nosso atendimento”, garante.
Lucimara comenta ainda que os temas abordados durante a Roda são muito variados, desde “o que trazer para a maternidade” até “canais de comunicação de violência obstétrica”. Mas a construção das temáticas é coletiva e a partir dos assuntos de maior interesse ou que geram mais dúvidas. “Mas tem assuntos que não podem faltar, que são os direitos da gestante em ter atendimento de qualidade com informações atualizadas, os direitos trabalhistas e previdenciários, direito ao acompanhante da sua escolha em todos os períodos, direito ao pré-natal e acompanhamento puerperal pela Unidade de Saúde de referência, direito aos exames e vacinas neonatais para seu bebê, entre tantos outros que envolvem esse período”, completa.
Além do momento da Roda de Conversa, as gestantes podem conhecer a maternidade. “Esse contato inicial com o lugar onde irá ocorrer o nascimento é recomendado, pois alivia a ansiedade de saber como estará instalada, que recursos estarão disponíveis e mesmo qual equipe irá lhe assistir”, afirma a assistente social Lucimara. “É muito bom estar aqui dentro, a gente conhece onde o bebezinho vai nascer. Já dá para criar aquela expectativa boa com relação ao dia e se preparar mentalmente, fisicamente, quanto às roupinhas que temos que trazer. Então já dá aquele ânimo”, comenta Gabriele.
Para participar das Rodas de Conversa das gestantes, basta confirmar presença por meio do WhatsApp do Plantão do Serviço Social do Humai, no número (42) 99100-6898. “A equipe do Serviço Social também fica à disposição para levar essas informações nos grupos das Unidades de Saúde e das comunidades. Para tanto, o mesmo contato de WhatsApp pode ser utilizado para combinar nossa participação nos grupos de gestantes”, finaliza Lucimara.
Texto e fotos: Tierri Angeluci