Para orientar pacientes, HU-UEPG promove reunião pré-cirúrgica

Compartilhe

Com foco na humanização e no bom atendimento dos pacientes, o Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) reuniu na última terça-feira (18), em seu auditório, pacientes que aguardam por uma cirurgia no quadril. O motivo? Orientação no que diz respeito aos procedimentos pré e pós-cirúrgicos.

De acordo com a diretora-geral dos HUs, professora Fabiana Postiglioni Mansani, essas reuniões são de extrema importância, pois informações sobre todas as etapas do procedimento cirúrgico auxiliam os pacientes na recuperação. “Eles geralmente estão acompanhados de algum familiar e é possível realizar um planejamento sobre o pós-operatório, principalmente. Além disso, temos a premissa de que somos um hospital-escola, então essas reuniões também são importantes para a formação dos nossos futuros profissionais”, garante.

Ela comenta ainda que o Hospital Universitário da UEPG é referência para o tratamento de traumas e também no atendimento de ortopedia de três regionais de saúde, com cerca de 1,1 milhão de habitantes na área de abrangência. “Somente o nosso hospital realiza essa atividade inovadora pré-cirúrgica para pacientes do SUS”, enaltece.

O responsável pela reunião com os pacientes foi o médico Conrado Trentini, que coordena as cirurgias de quadril no HU. Segundo ele, se trata de uma reunião multidisciplinar composta pela equipe médica, de enfermagem, de fisioterapia e da assistência social. “O objetivo é orientar e tirar as dúvidas de todos que serão submetidos à artroplastia total de quadril nos próximos meses. Neste encontro, reforçamos todos os cuidados que o paciente deve ter antes, durante e após o procedimento”, explica.

Trentini conta também que essa proposta de uma reunião pré-cirúrgica com pacientes surgiu quando ele ainda era residente de medicina no HU. “O projeto já existe há cinco anos e a primeira reunião aconteceu em parceria com o Dr José Marcos Lavrador Filho do Hospital do Trabalhador de Curitiba. Hoje, a equipe de cirurgia de quadril do HU-UEPG é composta por outros dois cirurgiões, além de mim: Dr. Victor Genovezzi e Dr Marcos Remus. Todos especialistas e membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril”.

A diretora Fabiana lembra que o médico Conrado Trentini foi aluno de medicina da UEPG, além da residência realizada no HU. “O Conrado foi nosso aluno da segunda turma de medicina e hoje continua conosco. Isso mostra a importância da verticalização do ensino médico na UEPG, que oportuniza para que os alunos não só tenham a sua formação de graduação e pós-graduação, mas também no acolhimento do ambiente de trabalho”.

“Temos alguns pacientes na fila para a cirurgia de quadril. Isso porque durante a pandemia da Covid-19 o HU foi referência no atendimento e todas as cirurgias eletivas foram suspensas”, detalha a diretora. Dentre as ações que buscam agilizar a fila de espera pelos procedimentos, estão a ampliação dos horários de atendimento do Centro cirúrgico e a aquisição de próteses materiais. “Enquanto gestão do hospital, temos feito um esforço coletivo para que esses pacientes sejam atendidos o mais rápido possível”, finaliza.

Texto e fotos: Tierri Angeluci


Compartilhe

 

Skip to content