Simpósio Paranaense de Endoscopia reúne médicos de todo o país na UEPG

Compartilhe

Nos dias 14 e 15 de junho, a Universidade Estadual de Ponta Grossa foi palco de um grande evento da área médica. O 2º Simpósio Teórico-Prático de Endoscopia Terapêutica do Paraná, organizado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed-PR), em parceria com a UEPG, reuniu médicos e médicas para debater e aprender técnicas de ressecções colônicas básicas e avançadas.

A programação iniciou na sexta-feira (14), no Centro Integrar, com as discussões teóricas sobre diagnóstico e classificação das lesões colônicas; ressecções colônicas a “frio”; mucosectomias; técnicas híbridas de resseção; e dissecção submucosa colorretal. No sábado, o Laboratório de Técnica Operatória do curso de Medicina da UEPG foi palco para uma oficina hands-on, em que os participantes puderam aprender mais sobre o tratamento endoscópico do câncer precoce e lesões precursoras do câncer colorretal, diretamente com especialistas e com equipamentos modernos e atuais em oito estações de treinamento. A oficina foi aberta para 30 alunos e envolveu metodologias ativas de aprendizado.

O médico Cláudio Solak, que coordena a área de Endoscopia nos Hospitais Universitários da UEPG e foi um dos organizadores do evento em Ponta Grossa, comemora a participação de profissionais de todo o país. O público-alvo era o interior do Paraná, mas o evento alcançou também médicos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. “Esse é o maior curso do tipo, que está acontecendo no interior do Estado”, comemorou. “É um evento importante por difundir o conhecimento e capacitar os profissionais médicos que estão atuando na comunidade. A gente está trazendo técnicas, aprimorando conhecimento e fazendo com que o atendimento, o produto entregue ao consumidor, que é nosso paciente, seja um produto de maior qualidade”.

“O objetivo foi levar conhecimento, tanto prático quanto teórico, para endoscopistas fora da capital, em um grande centro regional, que é Ponta Grossa”, destaca o presidente da Sobed-PR, Rafael Noda. “Os médicos ganham conhecimento teórico e prático e depois aplicam com sabedoria e com ética tudo que foi aprendido aqui nos pacientes de sua cidade. A gente só tem a agradecer à cidade de Ponta Grossa, à Universidade, aos drs Cláudio Solak e Rafael Accras, que foram os organizadores e trouxeram o curso para cá”.

Texto e fotos: Aline Jasper


Compartilhe

 

Skip to content