Curso de Jornalismo da UEPG apresenta pesquisa e extensão em eventos nacionais

Alunos e professores do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram de uma série de atividades de extensão e pesquisa em eventos em diferentes estados do Brasil. Nos próximos meses, estudantes e docentes marcaram presença na programação de congressos. Em maio e junho, o curso esteve presente em eventos nas cidades de São Paulo, Brasília e Florianópolis.

O principal evento de Jornalismo Investigativo do Brasil, o Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABraji), também contará com participação de estudante da UEPG. O trabalho de Alex Daniel Dolgan e da professora Paula Melani foi selecionado entre vários estudos de todo o país para o Seminário de Pesquisa da Abraji, com o artigo “Putas e cachorras: desinformação como instrumento de ataques generificados a jornalistas mulheres”. O evento aconteceu entre os dias 11 a 14 de julho, em São Paulo.

Outro congresso na agenda do curso de Jornalismo é o Seminário Internacional Fazendo Gênero 13, em Florianópolis, de 29 de julho a 2 de agosto. As mestrandas do Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPGJor) Gabriella Vasco De Barros e Kethlyn Tainá Lemes trarão a perspectiva de gênero para os estudos em Jornalismo, sob diferentes perspectivas. No mesmo Seminário, a professora Paula Melani apresentará o estudo “Saúde mental, síndrome de Burnout e traumas: o adoecimento de jornalistas mulheres sob ataques generificados durante a prática profissional”.

Em junho, graduandos viajaram a São Paulo para apresentar artigos, fruto do trabalho de extensão na 18ª Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã, na Universidade São Judas. Alunos dos projetos de Extensão Cultura Plural, Lente Quente e Elos apresentaram ações extensionistas desenvolvidas pelo curso de Jornalismo, como foco na promoção de cultura e cidadania em Ponta Grossa.

Além de marcar presença em eventos presenciais, o trabalhos de pesquisadores do Mestrado em Jornalismo integraram programação do 4º Encontro Virtual da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, dias 20 e 21 de junho. Os mestrandos Victor Hugo Ramalho, Paulo de Andrade Neto Pessôa, David dos Santos Candido, Carina dos Reis, Leriany Barbosa e a professora e pós-doutoranda Fernanda Cavassana apresentaram suas pesquisas, focadas no impacto das novas tecnologias para a prática jornalística.

A professora Graziela Bianchi e a egressa Isadora Ricardo participaram, no fim de maio, do 6º Simpósio Nacional do Rádio, na Câmara dos Deputados, com a apresentação do artigo “Podcasts jornalísticos: a presença das produções de emissoras de rádio brasileiras nos streamings de áudio Deezer e Spotify”. O evento,  realizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), celebrou os 25 anos da Rádio Câmara, em parceria com a Universidade de Brasília (UNB) e com o apoio da Rádio França Internacional.

Texto: Departamento de Jornalismo da UEPG | Adaptado por: Gabriel Miguel | Fotos: Arquivo pessoal