Pesquisadores da UEPG iniciam projeto de monitoramento de sítios arqueológicos em Ponta Grossa

Mais uma pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi contemplada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto ‘Pinturas Rupestres, Turismo e Uso Público: Ferramentas de Monitoramento’, coordenado pela professora de Turismo da UEPG Jasmine Cardozo Moreira, busca elaborar um protocolo para uso público de sítios arqueológicos do Parque Nacional dos Campos Gerais.

A proposta investe na conscientização dos visitantes e proprietários para preservar e valorizar o patrimônio arqueológico. Na região, visitas em sítios arqueológicos acontecem sem monitoramento há anos, como destaca Jasmine. “O turismo com qualidade nessas áreas abre possibilidades para que este seja um instrumento de proteção, educação patrimonial e geração de renda para as comunidades locais”.

Com o objetivo de proteger o patrimônio arqueológico e evitar ainda mais a degradação, uma equipe de pesquisadores foi formada para aprimorar o uso público dessas áreas. Além de Jasmine, coordenadora do grupo e do Laboratório de Turismo em Áreas Naturais (Labtan), fazem parte os pesquisadores Henrique Simão Pontes e Laís Luana Massuqueto, do Grupo de Pesquisa Espeleológica (Gupe); e o professor Robert Burns, da Universidade de West Virginia (WVU), Estados Unidos.

Para alcançar os objetivos da pesquisa, diferentes ações foram planejadas: publicação de artigos científicos; produção de um website; catálogo para artesãos locais; e um protocolo de uso público, para orientar proprietários e órgãos públicos de gestão do patrimônio natural e cultural. Para o pós-doutorando em Geografia na UEPG, Henrique Pontes, “além de proteger e minimizar os impactos nos sítios arqueológicos da região, as ações visam fomentar conteúdos e formações para propiciar visitas conscientes, memoráveis e com interpretações adequadas sobre as pinturas rupestres”.

Texto:  Angelo Rocha, com alterações de Jéssica Natal  | Fotos: Domitila Gonzalez | fotos das pinturas: Angelo Rocha