Operação Rondon Paraná apresenta software desenvolvido na UEPG a produtores rurais

A Operação Rondon Paraná apresentou uma tecnologia desenvolvida na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a produtores rurais do Paraná. O Sistema Eletrônico de Certificação Agroecológica Participativa (Sisneat), do Núcleo de Estudos em Agroecologia nos Territórios Faxinalenses (NEA – UEPG) foi apresentado aos agricultores de comunidades faxinalenses em formato de oficina, no dia 10 de julho, no município de Reserva do Iguaçu.

Os professores Nicolas Floriani, coordenador do NEA, e Telma Stroparo, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), integrantes do Núcleo, capacitaram os participantes da atividade a usarem o software. O objetivo do Sisneat é facilitar o fornecimento de dados para a aprovação das lavouras pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pela geração de certificado que ateste a conformidade com as regras de produção orgânica. O sistema também possibilita aos consumidores rastrear a origem dos alimentos, por meio de QRCodes.

O Sisneat foi criado em 2016 com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Agricultura. O professor Nicolas Floriani ressalta que o software é um dos primeiros no Brasil com este objetivo. “Ele foi criado como uma alternativa à certificação participativa que antes era só feita de maneira presencial com as empresas, organizações sociais e instituições públicas certificadoras e, com a pandemia do coronavírus, essas visitas foram dificultadas”, explica Floriani.

A professora Telma Stroparo destaca que o objetivo do sistema é “simplificar a legislação de orgânicos e promover a democratização tecnológica no processo de certificação participativa, garantindo a qualidade dos produtos e processos. Busca-se, a autonomia socioambiental dos agricultores familiares e comunidades tradicionais”. Patenteado em 2022, o Sisneat está disponível para uso por associações de agricultores interessados em adquiri-lo.

Texto: Veridiane Parize, adaptado por Gabriel Miguel | Fotos: Veridiane Parize