Centro Acadêmico de Comex UEPG inicia atividades com palestra

Alunos do curso de Administração Comércio Exterior da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) agora conta com nova entidade de representação estudantil. Em 18 de julho, o recém-criado Centro Acadêmico de Administração em Comércio Exterior Adriana Fabrini (Caadmexa) realizou sua primeira atividade. O evento ponto de partida celebrou a criação do Centro Acadêmico (CA) com palestras de egressas do curso, que apresentaram suas experiências no mercado profissional.

Na abertura do evento, a gestão do CA apresentou-se aos estudantes do curso. Compõem o centro acadêmico os alunos: Weslley Ryan Klos e Thiciana Ziulkowski Luz, presidente e vice; Renata Czarnos, Maria Eduarda Siqueira, Fernanda Zarpellon, Mariana Zagotto, Alice Bem, Gabriela Trierweiler, Giovana Marques, Bernard Antunes, Gabriele Stepenoski e Edmilson Teixeira. A cerimônia contou com a presença do vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, que destacou a importância da formação de qualidade em Comércio Exterior para o desenvolvimento da economia.

Após a apresentação da gestão, a palestra iniciou. Os egressos do curso Maria Eloize Ducheiko, Milena Parreira e Luiz Augusto Vargas falaram sobre suas experiências profissionais e as oportunidades de atuação no mercado de trabalho. “Retornar ao curso e compartilhar as experiências com os acadêmicos foi incrível. Melhor ainda foi poder conversar com eles e esclarecer as mesmas dúvidas que eu tinha quando entrei”, celebra o palestrante Luiz Vargas.

O Caadmexa surge para atender demanda dos estudantes em aprofundar conhecimentos, para além do conteúdo aprendido em sala de aula. O presidente do CA, Weslley Ryan Klos, explica que o objetivo da entidade estudantil é aproximar mais os estudantes do mercado de trabalho, por meio de palestras e atividades práticas. “O processo de criação do centro acadêmico foi muito orgânico. Conversamos com outros centros acadêmicos para conhecer as suas experiências”, destaca o presidente.

“Me senti muito honrada e feliz com a homenagem, pois é reflexo o amor e a dedicação que tenho pela área, aos processos e aos conhecimentos ligados ao Comércio Exterior”, declara a professora Adriana Fabrini, que dá nome ao Centro Acadêmico do curso em que leciona. Ela explica que participou do processo de criação do Caadmexa, aconselhando e prestando apoio aos estudantes. “Esta homenagem serve para mim como uma motivação para continuar sendo referência a esses futuros profissionais”.

Texto e fotos: Gabriel Miguel