Enade das Licenciaturas 2024 avalia 14 cursos da UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) informa que foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. Coordenadores de cursos, estudantes ingressantes e habilitados concluintes devem ficar atentos aos prazos e procedimentos para a realização da prova do Enade das Licenciaturas, que está prevista o dia 24 de novembro.

Todos os cursos de licenciatura da UEPG, tanto presenciais quanto EaD, devem realizar o Enade: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Computação EaD, Educação Física (presencial e EaD), Física, Geografia (presencial e EaD), História (presencial e EaD), Letras – Português/Inglês, Letras – Português/Espanhol, Letras Português/Francês, Matemática (presencial e EaD), Música, Pedagogia (presencial e EaD) e Química.

De acordo com a diretora de avaliação institucional da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), Raquel Abdallah da Rocha Oliveira, algumas mudanças marcam o Enade das Licenciaturas em 2024. Segundo ela, foi instituído um novo instrumento de avaliação prática que será aplicado durante os estágios supervisionados obrigatórios e que deverá ser preenchido pelo estudante. Além disso, outros dois questionários de avaliação prática, um do orientador do estágio e outro do supervisor de estágio, também serão necessários.

“O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme a legislação vigente. O estudante habilitado para o Enade que não o fizer, não finaliza o curso de graduação, pois o Enade é condição necessária para a conclusão do curso”, explica.

As inscrições dos alunos da UEPG no Enade das Licenciaturas 2024 é de responsabilidade dos coordenadores de curso. Os estudantes ingressantes no curso neste ano são inscritos, mas não realizam a prova. Já os acadêmicos habilitados concluintes que tenham integralizado 80% da carga horária (CH) e não tenham colado grau até o dia 31 de agosto e os estudantes com previsão de integralização de 100% CH até julho de 2025 devem realizar a prova dia 24 de novembro.

Os alunos que vão realizar a prova devem se lembrar de preencher: o cadastro no Sistema do Enade online e o questionário o estudante do dia 02/09 a 23/11; e o questionário de avaliação prática de 16/09 a 03/12 (quem conclui o curso em 2024) ou de 03/02 a 03/07 de 2025 (quem conclui o curso no primeiro semestre do ano que vem).

Para outras informações, acesse o edital do Enade das Licenciaturas 2024 e as Portarias 610/2024 e 611/2024, que institui e dispõe sobre o exame.

Texto: Tierri Angeluci / Foto: Aline Jasper