UEPG lamenta falecimento do professor aposentado Gilberto Antônio Wiechetek

A Universidade Estadual de Ponta Grossa comunica, com pesar, o falecimento do professor Gilberto Antônio Wiechetek, ocorrido nesta quarta-feira (31). Pioneiro na área de engenharia elétrica na instituição, o docente foi vinculado ao Departamento de Engenharia Civil de 1979 a 2016, quando se aposentou. O velório ocorre na Capela São Francisco e o enterro será hoje (01), no Cemitério São José, às 16h30.

Gilberto deixou sementes na UEPG. Da família e da mesma área, está a professora Giovana Wiechetek, de quem é prima e foi aluna de Engenharia Civil. Em sala de aula, o professor era muito atencioso e gentil, sempre dedicado e disposto a escutar os alunos, segundo Giovana. “Como primo, sempre achei ele uma pessoa reservada e um pouco tímida, mas tinha um bom coração”, descreve. Depois de iniciar como professora do Departamento, a figura de Gilberto como colega ganhou a atenção da prima e ex-aluna. “Descobri que atrás de sua timidez havia uma pessoa feliz e realizada, como pai e esposo. Sempre me contava das boas lembranças de quando compartilhava sua juventude com os primos e irmãos, que eram muitos. Sentiremos muito sua falta, mas nos confortamos com as boas lembranças e o legado que ele nos deixa”, complementa.

Na UEPG, o docente ministrou a disciplinas de Instalações Elétricas para o Curso de Engenharia Civil; e Construções Rurais para o Curso de Agronomia. Ele ainda prestou consultoria para a Pró-Reitoria de Planejamento, em assuntos sobre instalações de média e baixa tensão de distribuição de energia elétrica na instituição. “O professor Gilberto foi um dos precursores do curso de Engenharia Civil, atuando na área da engenharia elétrica. Participativo, sempre solícito e colaborativo nas pesquisas do Departamento”, descreve o professor Marcos Szeliga. “Ele deixa um legado importante no crescimento e consolidação do curso de Engenharia e saudades do seu sempre bom humor e a amizade que fez com todos os colegas”.

Para o professor e reitor da UEPG (2014 a 2018), Carlos Luciano Vargas, o professor Gilberto desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da infraestrutura do Campus Uvaranas. “Sua expertise foi essencial na elaboração dos projetos e acompanhamento da execução da parte elétrica das edificações e iluminação viária, garantindo que cada projeto fosse realizado com a máxima qualidade e segurança”, descreve.

O Engenheiro Eletricista Gilberto marcou presença nas salas de aula e os corredores do Bloco E. “Sua dedicação e comprometimento sempre foi com a formação de novos engenheiros civis, de modo que estes soubessem respeitar profissionalmente a grande responsabilidade em relação aos assuntos que envolviam a parte elétrica das construções”, acrescenta Vargas. Para ele, Gilberto instigou valores de seriedade e dedicação em cada um dos seus alunos. “Sempre contei com a participação do professor Gilberto, que também era um respeitado Engenheiro de Segurança do Trabalho, ministrando disciplinas no Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, sob minha coordenação”, completa.

Na empresa em que era diretor técnico, ficará um vazio pela falta do Sr. Gilberto. “Ele era um mentor, um amigo e uma fonte constante de inspiração para todos nós. Seu comprometimento com a excelência e sua habilidade em guiar a empresa são legados que permanecerão gravados na nossa história”, lamenta a equipe. Para eles, Gilberto será lembrado por seu caráter íntegro e por seu compromisso inabalável com os valores que sempre defendeu. “Seu impacto positivo não se limitou apenas à nossa empresa, mas se estendeu à comunidade e às vidas de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Encontraremos consolo nas memórias que compartilhamos e na certeza de que seu legado viverá através de cada um de nós”.

A UEPG presta solidariedade a todos os familiares, amigos e colegas do professor e engenheiro Gilberto.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Arquivo Pessoal