Humai-UEPG inicia tratativas para obter selo Hospital Amigo da Criança

O Hospital Universitário Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG) pretende ampliar ainda mais o seu reconhecimento como referência no atendimento da região. Isso porque a diretoria iniciou as tratativas internas para obter o selo de qualidade “Hospital Amigo da Criança”. Uma reunião no Humai entre as equipes do hospital com a equipe da 3ª Regional de Saúde, na última semana, deu início as tratativas.

A diretora-geral dos Hospitais Universitários da UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, explica que a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é uma certificação importante para os hospitais que cumprem vários critérios e ao receber a chancela desse selo, estará validado não só pelo Ministério da Saúde, mas também pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unicef.

“Realizamos as primeiras reuniões para engajar as equipes em 2023. É um trabalho bem importante de sensibilização de 100% dos servidores e colaboradores que atuam no Humai. Neste momento, estamos com uma comissão instituída com essa finalidade e nossa meta é capacitar todos até o final deste ano”, afirma a professora Fabiana.

Para conquistar o selo Hospital Amigo da Criança, o Humai-UEPG precisa cumprir os 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno. Entre elas estão: possuir uma política de aleitamento materno escrita e que seja rotineira; capacitar as equipes; informar as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno; ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o nascimento; como manter a lactação mesmo se separadas dos filhos; não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno; permitir que mães e recém-nascidos permaneçam juntos 24 horas por dia; incentivar o aleitamento materno sob livre demanda; não oferecer bicos artificiais ou chupetas para crianças amamentadas; e promover a formação de grupos de apoio à amamentação.

“Nossas equipes de enfermagem, médica e multifuncional já atuam com este perfil. Assim, essa referência do selo IHAC nos trará uma humanização ainda mais importante junto às pacientes, seus bebês e familiares. Nossa expertise também vai dar agilidade ao processo e esperamos conquistar o selo no início de 2025”, completa a diretora-geral do HU-UEPG.

Além da questão do aleitamento materno, para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto; garantir o Critério Global Cuidado Amigo da Mulher e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

“A certificação deste selo de qualidade nos nivelará com mais de 300 hospitais no Brasil. Assim, valorizará ainda mais todo trabalho de excelência que já realizamos no Humai-UEPG”, finaliza a professora Fabiana.

Após o encontro, as equipes do HU-UEPG e da 3ª Regional de Saúde visitaram alguns espaços do Humai para observar aspectos referentes à obtenção do tão desejado selo.

Texto e fotos: Tierri Angeluci