UEPG investe em capacitação profissional com a plataforma ‘Universidade Corporativa’

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp-UEPG), investe constantemente na capacitação profissional. Uma dessas iniciativas é a Universidade Corporativa. Trata-se de uma plataforma online que oferta cursos de curta e média duração para os funcionários da instituição.

De acordo com a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Eliane de Fátima Rauski, o objetivo da Universidade Corporativa da UEPG é fazer a gestão do conhecimento na UEPG e também capacitar e desenvolver os profissionais em conteúdos de relevância à execução das diferentes atividades na carreira docente, de agentes universitários, gestão administrativa e saúde. “A ideia surgiu quando estávamos elaborando a proposta da nova lei de cargos dos agentes universitários, no primeiro semestre de 2023, e ela se consolidou no mês de agosto do mesmo ano com a parceria da Proad e da Nutead”, completa.

A professora Eliane disse ainda que na última semana foram abertos dois novos cursos com temáticas importantes para os servidores: Inclusão Social e Educação Inclusiva. “Os cursos da Universidade Corporativa são todos online, com certificação pelo próprio sistema. Eles podem ser iniciados a qualquer tempo, no ritmo do servidor, não havendo prazo para sua conclusão e nem necessidade de fechamento de turma. Fez a inscrição e já pode iniciar seu estudo”, garante.

Como acessar a Universidade Corporativa da UEPG?

Todos os servidores que possuem vínculo direto com a instituição podem realizar os cursos. Para isso, basta acessar o site da Universidade Corporativa e utilizar o e-mail institucional e senha para entrar na plataforma. Na página inicial, é possível observar a imagem com a Trilha do Conhecimento e o servidor deve clicar na trilha do seu interesse: docente, gestores, agentes universitários e Hospitais Universitários.

Recentemente os hospitais foram incluídos na Universidade Corporativa. Segundo a professora Eliane, os servidores lotados nos HU-UEPG possuem demandas mais específicas e por conta disso uma trilha específica foi criada com o apoio da Diretoria Acadêmica (DAC) dos hospitais. “Desta forma, além de cursos voltados para a área administrativa dos hospitais, a DAC produzirá conteúdos relacionados com as atividades de saúde”, explica.

Existem cursos gerais e específicos em cada trilha do conhecimento, com duração que varia de 5 a 60 horas. É identificado o nome do professor responsável pelo curso e também um breve resumo do que será abordado na capacitação.

Benefícios para os servidores

Além do conhecimento, a pró-reitora de Gestão de Pessoas garante que existem diversos benefícios para quem utiliza a Universidade Corporativa: valorização das pessoas, promoção de habilidades específicas, capacitação de novos colaboradores e disponibilidade.

“Outro ponto fundamental é que com a nova lei da carreira dos agentes universitários, em seu artigo 18º, diz que a promoção por capacitação pode ocorrer com a participação em cursos ou eventos de capacitação e desenvolvimento profissional, correlatos com a área de atuação do servidor”, explica Eliane Rauski.

Todos os cursos ofertados pela Universidade Corporativa valem para esse fim, porém é preciso ficar atento que só são válidos os cursos realizados após agosto de 2023. Segundo a legislação, é necessário para Agentes Universitários Profissionais somatório mínimo de 200 horas de cursos; para Agentes de Execução, 120 horas; e para Agentes de Apoio, 60 horas.

Texto: Tierri Angeluci / Fotos: Aline Jasper