UEPG participa da Agroleite 2024

De 06 a 09 de agosto, os olhos do agronegócio paranaense se voltaram para Castro, na 24ª edição da Agroleite. O evento, que é um dos maiores da tecnologia da cadeia do leite na América Latina, contou com a participação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Segundo a organização do evento, passaram pelo parque cerca de 120 mil visitantes. Logo ao lado da entrada principal e da praça central, o estande do Governo do Paraná reuniu órgãos estaduais, como a Universidade. Durante a semana, a UEPG levou os cursos de Zootecnia e de Engenharia de Alimentos e a Escola Tecnológica de Leite e Queijos (ETL-Queijos).

Um ambiente propício para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas para a cadeia do leite: esse é o objetivo do Parque Tecnológico Agroleite, anunciado na manhã de quinta-feira (08) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A UEPG irá integrar o Parque, que congrega universidades, centros de pesquisa, empresas e startups, fomentando a inovação e a competitividade do agronegócio paranaense.

ETLQueijos

A participação da ELTQueijos na Agroleite também foi celebrada pelo professor da Escola, Alessandro Nogueira. Alessandro afirma que a Agroleite é um dos eventos mais importantes da cadeia do leite não só na região e país, mas também internacionalmente. “Participar com a ETLQueijos é extremamente expressivo para divulgar a escola, nossos cursos e capacitação, formações na área e a ênfase em processamento e fabricação de queijos finos. Estar aqui é uma honra”, enfatiza o professor.

Larissa Deckij Evers, integrante da equipe de apoio e mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos com um projeto voltado aos queijos, comenta que a participação da ETLQueijos amplia a significativamente a visibilidade da escola no mercado. “O evento atrai tanto pequenos quanto grandes produtores da cadeia do leite, e isso potencializa a demanda pelo nosso curso de extensão, uma vez que a transformação do leite em queijo agrega valor a essa matéria-prima, destacando a expertise da escola no setor e o nivelamento com o mercado atual”, afirma.

O vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, salienta o espaço da ETLQueijos UEPG dentro da Arena Paraná, ganhando destaque na área de Lácteos. “Contamos com a parceria de alguns egressos da escola para fornecimento de amostras de queijo, e passando pela feira vimos o crescimento do interesse pela área de processamento de queijos. Também tivemos a participação do curso de Zootecnia e alunos do Colégio Agrícola, afinal, toda a feira se baseia na nutrição, genética e área de alimentos, percebendo o interesse pela industrialização e agregação de valor. Isso tudo é muito bacana!” celebra Demiate.

Parceria com a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços

Na sexta-feira (02), representantes da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços visitaram a UEPG para estudar parceria com a ETL-Queijos. Além de conhecer a estrutura e o funcionamento da Escola, eles debateram possíveis projetos em conjunto e foram recebidos pela Reitoria.

“O grande desafio da universidade pública é chegar àquela pessoa que nunca imaginou estudar na universidade”, enfatizou o reitor, professor Miguel Sanches Neto. Para ele, a ETL-Queijos, que já forma profissionais há 15 anos, resume de forma simbólica a atuação da UEPG na capacitação técnica e na mudança da comunidade ao seu redor. “O empoderamento tecnológico gera também empoderamento econômico”, destaca.

O professor Ivo Demiate atua na ETL-Queijos e enfatiza a importância do projeto de extensão na mudança de realidades. “Nós vemos, na prática, a capacidade de mudar a realidade de famílias, por exemplo, que fabricam o queijo colonial e que podem passar a fabricar queijos finos e ter outro impacto econômico”, relata.

Participaram da visita o diretor de desenvolvimento econômico e integração da Seic, Carlos José Alison, e as assessoras técnicas Luciana Müller e Emi Luani de Andrade. Durante o período da tarde, a agenda ainda incluiu uma reunião na Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), onde podem ser alocados residentes técnicos de uma pós-graduação em serviço que está sendo organizada pela Secretaria.

Texto: Aline Jasper e Amanda Santos | Fotos: Aline Jasper, Amanda Santos e Tierri Angeluci