UEPG convida alunos e professores para criação da Associação Alumni

A Universidade Estadual de Ponta Grossa mais forte. É este o objetivo da Associação Alumni UEPG, criada por alunos e egressos da graduação e pós-graduação, professores, ex-professores e membros honorários. A inscrição de participantes é voluntária, e a eleição da primeira diretoria será realizada em 02 de setembro. O objetivo é promover a interação e o apoio geral à comunidade docente e discente da instituição, com realização de eventos, cursos, premiações e programas de auxílio.

A Associação busca a defesa dos interesses dos alunos e professores da UEPG; a participação na promoção de assuntos educacionais e científicos dentro e fora da Universidade; o apoio aos setores e departamentos da instituição; a representação frente aos poderes públicos ou entidades particulares, na defesa dos interesses de seus associados; o apoio às outras associações de objetivo semelhante; e apoio a formas de integração.

“A criação da Alumni UEPG é uma iniciativa de grande importância, porque conecta a história e os egressos dos cursos na nossa Universidade e também aqueles da época das faculdades isoladas”, ressalta o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. Ele destaca que a iniciativa é uma forma de consolidar, por meio de uma associação, um grupo que é transgeracional e que representa uma das maiores instituições do interior do Paraná. “Tem uma importância simbólica, afetiva e também uma importância de marketing, porque vamos criar um grupo que vai divulgar as ações e memórias da Universidade”.

Para o vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate, a criação da Associação é um grande passo para a UEPG. “Teremos acesso aos nossos egressos, principalmente aqueles que estão ocupando cargos nas suas respectivas áreas, então será uma grande rede de contatos para a Universidade”. Uma associação que conta com alunos e professores que já passaram pela instituição cria novamente uma ligação que, na verdade, nunca deixou de existir, destaca Demiate. “Este tipo de iniciativa existe em grandes universidades do mundo, e une as nossas expectativas para a instituição”.

Podem participar discentes dos cursos de graduação de pós-graduação, modalidades lato sensu e stricto sensu; docentes e ex-docentes dos cursos de graduação e pós-graduação; e membros honorários, que serão convocados e terão sua qualidade de associado aprovada em Assembleia Geral. A eleição da diretoria será em 02 de setembro e as chapas para a primeira eleição poderão realizar a inscrição até 25 de agosto, para o mandato de dois anos, permitida uma única recondução ao cargo.

O formulário para inscrição além do estatuto da Associação Alumni estão disponíveis online, aqui.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Domitila Gonzalez