Reitoria

Gestão 2022-2026

Reitor: Miguel Sanches Neto

Em 01 de setembro de 2022, o professor Miguel Sanches Neto assumiu a gestão da Universidade Estadual de Ponta Grossa como reitor pelo segundo mandato consecutivo. Miguel e o vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, conduzem a instituição até 2026, com o compromisso de fortalecer o processo de modernização iniciado durante a gestão 2018-2022.
Na UEPG desde 1993, como professor do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, o reitor Miguel Sanches Neto pauta sua gestão pela seriedade, visão humanista, respeito às decisões colegiadas, modernização administrativa e dedicação às funções do cargo. Miguel foi cronista da Gazeta do Povo por 19 anos, colaborou nos principais jornais brasileiros, tendo recebido, entre outros, os prêmios Cruz e Sousa (2002) e Binacional das Artes e da Cultura Brasil-Argentina (2005).  Em 2014 recebeu a comenda da Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Estado do Paraná. Atualmente, além de reitor da UEPG, Miguel é presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), presidente do Conselho de Reitores das Universidades Públicas Estaduais do Paraná (Cruep) e vice-presidente do grupo Zicosur Universitário, que congrega Universidades Públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, e tem o objetivo de potencializar a cooperação universitária da Zona de Integração Centro-Oeste Sul-Americana, a fim de promover maior inserção no contexto internacional e incentivar o desenvolvimento econômico e social da região.
O vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, graduou-se em agronomia na UEPG em 1991, e em 1995 regressou à Universidade Estadual de Ponta Grossa como docente na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, ministrando disciplinas para os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Farmácia e, a partir de 1998, no curso de Engenharia de Alimentos. Ivo participou ativamente na criação dos Cursos de Mestrado (2003) e Doutorado (2015) em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Sua experiência administrativa inclui a atuação como Chefe do Departamento, Coordenador de Programa de Pós-Graduação, Diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (09/2006 a 08/2010), Pró-Reitor de Planejamento (09/2018 a 01/2019) e Pró-Reitor de Assuntos Administrativos (02/2019 a 08/2022). Além disso, o professor Ivo também é membro do Comitê Assessor da Área de Ciências Agrárias da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (períodos de 2009 a 2012; 2017 a 2019; e 2020 a 2024).

Miguel e Ivo assumem a reitoria da UEPG com o compromisso de fortalecer o processo de modernização iniciado durante a gestão 2018-2022, período de profundas mudanças na administração da Universidade. A gestão propõe-se a atuar nas mais diversas áreas para que a Universidade seja cada vez melhor para todos e todas, e também para que a UEPG mantenha seu protagonismo no Ensino Superior Público paranaense – esforço refletido pelos rankings nacionais e internacionais ocupados pela UEPG.
Assim como na gestão 2018-2022, que concluiu ou encaminhou para a fase de conclusão, todas as obras paradas ou apenas começadas, a atual gestão tem o objetivo de seguir investindo na estrutura física da Universidade, dando andamento às obras já iniciadas e investindo em outras que atendam ao coletivo. Esse esforço é sequência do posicionamento assumido junto aos órgãos mantenedores da Universidade, que a partir de uma maior representatividade da UEPG, fez, por exemplo, que o orçamento da Universidade destinado ao ensino crescesse 140% de 2018 para 2021.
Do ponto de vista das decisões, ampliou-se o debate em todas as instâncias, assumindo sempre a voz dos conselhos, sem personalismo na hora em que uma postura institucional precisa ser tomada. Essa atitude é fundamental, principalmente em momentos decisivos, como a pandemia de COVID-19, em que se optou pelo ensino remoto e investiu-se em rede, computadores e estruturas de internet com aporte de mais de R$3.5 milhões – o maior da história de uma gestão.
Sempre com independência, a UEPG preza pelos direitos de professores e funcionários ao mesmo tempo em que melhora suas estruturas, desde pequenas reformas a equipamentos didáticos, troca da frota de veículos, valorização de nossa marca, até às mais urgentes demandas da comunidade.

Vice-reitor: Ivo Mottin Demiate