UEPG realiza encontro de Combate ao Tabagismo

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu o primeiro Encontro Campos Gerais Contra o Tabagismo, realizado em parceria com a Terceira Regional de Saúde, em 6 de agosto. O evento aconteceu no Centro Integrar, no Campus Uvaranas, e contou com a participação de servidores das secretaria de Saúde dos municípios dos Campos Gerais. O Encontro promoveu o debate sobre as políticas implementadas dentro Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo no Paraná, para combater o consumo de cigarros.

O Encontro foi realizado pelo projeto de extensão ‘Educando e Tratando o Tabagismo’, do Departamento de Saúde Pública da UEPG, que planejou o evento e convidou a Terceira Regional de Saúde para reunir servidores da saúde de toda a região e promover a troca de conhecimentos. “Este evento mostra como é fundamental o papel da Universidade no combate ao fumo. A UEPG tem grande impacto na promoção da saúde da população”, destaca o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, na abertura do Encontro.

As atividades iniciaram com palestra da coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, Fernanda Guskow Cardoso, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que apresentou dados sobre o consumo de cigarro no Paraná e abordou os serviços oferecidos e atendimentos realizados nos municípios da região. Em seguida, a coordenadora do Ambulatório de Saúde Integrativa da UEPG (ASI), professora Milene Zanoni, apresentou técnicas de saúde integrativas aplicadas em pacientes em processo de abandono do cigarro. O evento encerrou com roda de conversa entre os participantes com troca de experiências no combate ao fumo, no período da tarde.

O coordenador do projeto ‘Educando e Tratando o Tabagismo’, professor Erildo Vicente Müller reforça a importância da parceira entre a Universidade e a Regional para o combate ao cigarro: “o conhecimento desenvolvido pela UEPG é empregado no SUS. Em troca, recebemos da Regional dados para conhecer melhor a realidade da população”. Com 14 anos de atividade, o projeto de extensão realiza ações com servidores da UEPG, funcionários de empresas e público em geral. “Em todo este tempo, atendemos de duas a três mil pessoas, com taxa de abandono do fumo de mais de 35%”, celebra o professor.

A representante da Sesa, Fernanda Guskow, exalta a importância da parceria com a UEPG para o combate ao fumo: “Parceria crucial no combate ao tabagismo. A UEPG contribui com pesquisas e formação, que ajudam a Secretaria a desenvolver estratégias baseadas em evidências”. Ela ressalta que a parceria promove um ambiente colaborativo onde governo, universidade e sociedade trabalham juntas para fortalecer a saúde pública e promove um ambiente mais saudável para todos. “Na palestra eu falei sobre as evidências que mostram o potencia das práticas integrativas para o controle da ansiedade, como yoga, auricoloterapia e meditação. Esta é uma etapa fundamental para o processo de abandono do tabagismo”, ressalta a professora Milene Zanoni.

Texto e fotos: Gabriel Miguel