Curso de Economia promove encontro que debate inteligência artificial na profissão

A partir desta terça-feira (13), o Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebe um evento que debate a tecnologia na profissão do economista. O 7º Encontro de Economia irá refletir sobre a Inteligência Artificial, no Campus Centro, com palestras, minicursos e apresentações de trabalho. As inscrições podem ser feitas de forma online, no site do evento.

O primeiro dia será de palestra a partir das 18h, no Grande Auditório, com o professor Joílson Giorno, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o tema “AI e Economia”. O palestrante irá mostrar como aplicar a Inteligência Artificial na prática e no aprendizado de máquinas na busca por assimetrias de preços no mercado de ações. Na quarta-feira (14) o dia será reservado para minicursos, das 08h 15 às 19h. O mesmo acontece no dia seguinte, juntamente com apresentação de trabalhos. A palestra de encerramento será às 19h, na quinta-feira (15), e contará com conversa entre egressos do curso, que atualmente estão em posição de destaque no mercado de trabalho.

Os trabalhos acadêmicos apresentados seguirão as áreas temáticas de História do Pensamento Econômico e Economia Política; Desenvolvimento econômico, Economia Regional e Economia do trabalho; Microeconomia, Métodos Quantitativos e Finanças; Setor Público; e Macroeconomia, Economia monetária e Mercados financeiros. “Na economia, mudanças de aspectos que elevam a produtividade estão relacionados a uma mudança no mercado de trabalho e na capacidade de produção e crescimento”, destaca o professor Vinícius Costa. Mesmo acostumados a cenários de constantes mudanças, a IA na economia ainda é um assunto muito novo, segundo ele. “Nossa expectativa é que os alunos consigam compreender melhor a tecnologia para que tenham novas ideias e consigam usufruir mais desse avanço. Além disso, o encontro discute aspectos práticos que permitem discussão com profissionais e entre eles”, completa.

Texto e foto: Jéssica Natal