Equipe do Hospital Universitário da UEL visita o HU-UEPG

Compartilhe

O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) recebeu na última sexta-feira (09) a visita de uma comitiva do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL). A instituição está em processo de mudança de sistema de gestão hospitalar e veio conhecer o trabalho realizado no HU-UEPG. Além da diretora-geral,  Fabiana Postiglione Mansani, participaram da reunião o responsável pelo Núcleo de Tecnologia de Informação da UEPG, Luís Gustavo Barros; e o gerente do NTI-HU, Rodrigo Pereira Leite.

De acordo com a professora Fabiana, o HU-UEPG passou por essa mudança de sistema nos anos de 2021 e 2022 e, com isso, foi possível explanar a experiência como gestão e quais foram as principais dificuldades e desafios enfrentados.

As direções dos Hospitais Universitários do Estado do Paraná estão conectadas pelo Conselho Superior de Assistência Hospitalar HUs – SESA, nos termos da Lei nº 21.344 de 23 de dezembro de 2022 e do Decreto Estadual nº 2.433 de 07 de junho de 2023. “Desta forma, existe uma parceria de auxílio para que as expertises já desenvolvidas em um HU possam ser replicadas nos demais. E foi com esse objetivo que colaboramos com a equipe do HU da UEL”, garante Fabiana.

Representaram o HU-UEL na visita a enfermeira Sheila Esteves Farias, gestora de Qualidade; o médico Marcos Toshiyuki Tanita, assessor da Diretoria Clínica; a enfermeira Fernanda Novaes Moreno Brancalion, assessora da Diretoria de Enfermagem; Grazieli de Freitas Santos, do Escritório de Qualidade; e Cesar Oliveira dos Santos e Paulo Henrique de Lima Calão, chefe de divisão e coordenador do Serviço de Arquivos Médicos do Ambulatório, respectivamente.

Sheila explicou que o sistema de gestão hospitalar utilizado pelo HU-UEPG é o mesmo usado por hospitais particulares em Londrina. Por isso, a equipe veio até Ponta Grossa para conhecer de perto as funcionalidades do programa. “Gostaríamos de saber como o sistema de informação funciona em um hospital público e com a particularidade de ser um hospital escola, como o nosso. Até porque existe a possibilidade de mudança no nosso sistema e estamos avaliando o custo-benefício de uma mudança na nossa instituição”, afirma.

Ela disse ainda que a reunião foi muito produtiva, principalmente porque contou com a presença dos responsáveis pela Tecnologia da Informação tanto do Hospital como da própria UEPG. “A recepção foi muito tranquila e produtiva. Nosso tempo foi até curto, pois tínhamos muitas dúvidas”, destaca. Após a reunião, a comitiva da UEL conheceu a estrutura do HU-UEPG, desde o setor administrativo de compras e licitações, por exemplo, até os leitos de enfermaria e UTI.

Texto e Fotos: Tierri Angeluci


Compartilhe

 

Skip to content