Centro Acadêmico de Medicina homenageia o professor Cesar Busato

Centro Acadêmico de Medicina Cesar Roberto Busato (Cameb). A partir de agora, a agremiação estudantil que reúne os acadêmicos do curso passa a homenagear um dos professores que fundaram a graduação em Medicina na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A data foi marcada com uma cerimônia em 09 de agosto, no Bloco M do Campus Uvaranas. A atividade faz parte das celebrações dos 15 anos do curso de Medicina.

No espaço do Centro Acadêmico, um local de descanso, estudo e convivência, a nova logo foi desenhada com carinho na parede de giz. O professor Busato entrou para conhecer o espaço e aproveitou para dar algumas dicas aos alunos: “Com a formação que vocês recebem aqui, vocês podem fazer uma boa residência em qualquer hospital do país”. Do curso de Medicina da UEPG, ele entende. O primeiro coordenador do curso esteve envolvido desde a comissão de implantação, em 2007, até se aposentar, em 2023. Antes disso, já havia lecionado para outros cursos da Saúde na UEPG, totalizando três décadas de docência. Por isso, emocionado, agradeceu pela homenagem dos alunos, que eterniza seu nome junto ao Centro Acadêmico.

A família, representada pela esposa, um dos filhos e um neto, acompanhou com gratidão o reconhecimento aos anos de dedicação à profissão de médico e de professor. A esposa, Eliete, conta que nem sempre foi fácil abdicar de tanto para se dedicar aos outros, mas que esse sempre foi o propósito da família. “Nós viemos para a Terra para o coletivo, não só o individual. Temos que nos realizar, mas também deixar atitudes de transformação, do bem, para a coletividade, porque não vivemos sozinhos nesse mundo”, resume. Por isso, a homenagem trouxe a lembrança dos anos de força, coragem, satisfação e o apoio da família.

Uma vida dedicada à saúde

Quando criança, Cesar já era fascinado pelas “coisas de biologia”. “Lembro de um livrinho que um irmão mais velho meu tinha, do globo ocular, com lâminas que mostravam a parte interna, que me fascinava”.  Aí já surgiu a vontade de fazer Medicina, embora não existisse o curso em Ponta Grossa. “Sempre estudei em escola pública, fiz escola de aplicação, fiz Regente Feijó – o Ginásio  Científico, na época -, e aí quando eu estava no segundo científico, a maior parte dos meus colegas que tinha condições foi para Curitiba fazer cursinho. Aí eu cutuquei meu pai: ‘Seria bom eu fazer cursinho no segundo ano também, aí eu faria o científico de manhã, o cursinho à tarde e no terceiro faria de novo. E assim fiz”, rememora. Conseguiu a aprovação já no primeiro vestibular, na Universidade Federal do Paraná.

“Eu me interessei por cirurgia desde cedo, desde o primeiro ano do curso de medicina”, conta. Nas férias, vinha para Ponta Grossa e acompanhava cirurgias e procedimentos na Santa Casa, onde teve contato com seus mestres: Dr Enny Luís Facchin, Orlando Moro, entre outros. Formado em 1972, já em seguida cursou a residência médica em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas, em Curitiba, e estagiou em Cirurgia Vascular – especialidade em que atua até hoje.

Na UEPG, o professor Busato começou a dar aulas no início dos anos 1990, principalmente nas disciplinas de Anatomia Humana. Em 2007, integrou a comissão de implantação do curso de Medicina, foi o primeiro coordenador do curso, em 2009, e dedicou os 15 anos seguintes à consolidação da formação de novos médicos. Além disso, atua nas residências médicas, no Hospital Universitário da UEPG, em especial no programa de Cirurgia Vascular.

Texto e fotos: Aline Jasper