UEPG recebe pesquisadores indianos em reunião no Palácio Iguaçu

Universidade Estadual de Ponta Grossa participou de reunião com comitiva de pesquisadores indianos no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado, nesta segunda-feira (19). A comitiva foi recebida no Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada (C-DAC), para assinatura de acordo que prevê a transferência de tecnologia para a estruturação da Rede Paranaense de Supercomputação, além da construção de computadores de alto desempenho nas universidades e outros órgãos estaduais. A UEPG será a primeira a receber o equipamento.

Recepcionaram os pesquisadores indianos o governador, Carlos Massa Ratinho Júnior; o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto; e o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona. Na próxima terça-feira (27), a comitiva indiana visitará a UEPG para conhecer a sede do projeto Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napi) em Bioinformática, no campus Uvaranas, onde opera o computador Paramshavack, tecnologia desenvolvida pelo C-DAC. Além de ser o primeiro, o equipamento desenvolvido pela UEPG, por meio da transferência da tecnologia, será a âncora de toda a rede estadual de supercomputadores.

Texto: Gabriel Miguel, com informações da Agência Estadual de Notícias | Fotos: Agência Estadual de Notícias