Paraná Fala Idiomas traz professor de universidade canadense à UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa recebeu uma palestra sobre aprendizado de novos idiomas com o professor canadense Carey Nelson, da Universidade do Quebéc em Montreal (Université du Québec à Montreal- UQAM). Carey Nelson esteve com alunos e professores de Letras e do Programa Paraná fala Idiomas (PFI), além da equipe do Escritório de Relações Internacionais (ERI) para abordar aspectos da cultura canadense, além de falar sobre aprendizado e internacionalização de pesquisadores. A visita ocorreu em 12 de agosto.

A vinda de Nelson à UEPG e às demais universidades estaduais do Paraná é resultado da parceria do PFI com o Emerging Leaders in the Americas Program (Elap), do governo canadense. O encontro também teve como objetivo proporcionar um espaço de diálogo sobre o aprendizado de línguas estrangeiras no ambiente acadêmico. O professor Carey Nelson apresentou o estudo que conduz em sua universidade, sobre a importância da autoavaliação e da autonomia dos estudantes no processo de aprendizado de novos idiomas. “Nossa universidade tem os mesmos objetivos que a UEPG no ensino de idiomas. O Canadá é um país bilíngue e muitos dos alunos da UQAM são imigrantes e trabalham durante o dia. Por isso a demanda é muito grande, mas precisamos pensar em novas maneiras de fazer o ensino de idiomas idiomas chegar de forma acessível a eles”. Nelson reforçou ser necessário desconstruir a ideia que aprender novas línguas é difícil.

“A escolha das universidades paranaenses para esse projeto reflete a intenção de fortalecer os laços educacionais e culturais entre o Brasil e o Canadá”, destaca Eliane Segatti, coordenadora estadual do Paraná Fala Idiomas, sobre a troca de experiências entre os programas no ensino de idiomas estrangeiros. O PFI é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino superior do Paraná (Seti), com intuito de capacitar alunos e professores das universidades estaduais do Paraná em novos idiomas e internacionalizar os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão aqui realizados. O Elap é um programa do projeto EduCanada, vinculado ao governo canadense, que visa atrair estudantes de outros países às suas universidades.

Texto e fotos: Gabriel Miguel