UEPG transmite presidência da Apiesp para Unioeste

O compromisso de defender o sistema público de ensino superior no Paraná: esse é o mote da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp). Em cerimônia na noite desta terça-feira (20), o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Miguel Sanches Neto, entregou a presidência da entidade a Alexandre Almeida Webber, reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Webber assume um mandato de dois anos à frente da instituição que reúne, desde 1994, as sete universidades públicas estaduais do Paraná. O vice-presidente para esta gestão é Leandro Vanalli, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o tesoureiro é Fábio Hernandes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).

O evento, realizado em Curitiba, reuniu autoridades do governo paranaense e das demais Universidades Estaduais. A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) foi representada pela chefe de gabinete, professora Paula Turra Grechinski, que parabenizou o professor Miguel pelo biênio e desejou sucesso ao professor Alexandre à frente da nova gestão.

“Foi uma honra presidir a Apiesp nesse período tão importante da vida da humanidade e da vida das Universidades”, declarou o professor Miguel Sanches Neto. Segundo ele, o papel das instituições de ensino superior foi fundamental para a retomada das atividades no pós-pandemia: “um papel de diálogo, de cooperação, de estudos”, enfatiza.

“Nos últimos anos, resgatamos o diálogo com a sociedade, que é algo fundamental, e cada vez mais estamos atuando em políticas públicas”, destaca Webber. Para a gestão que se inicia, o presidente antecipa que deve continuar o trabalho conjunto entre as universidades e o diálogo com o governo estadual. “Que a gente continue com esse espírito de trabalhar em conjunto, que cada um de nós vibre com a vitória das demais universidades”, deseja. “A educação é algo fundamental. Não existe um país que evolua sem uma educação de qualidade. Essa é a nossa luta, a cada dia”.

Na mesma linha de Webber, o presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, professor João Carlos Gomes, destacou a importância da Apiesp e dos reitores que a integram para o aprimoramento do ensino superior no Paraná.

Conquistas

Os dois anos de mandato foram marcados por diálogo, organização e conquistas. Uma destas foi a reformulação do estatuto da Apiesp, em outubro de 2023. Além disso, “talvez o papel mais importante desempenhado pela Apiesp sob a nossa presidência foi o do novo plano de cargos e salários”, avalia Sanches. A Associação teve papel relevante na articulação do plano de carreiras, tanto da categoria docente quanto dos agentes universitários. “Pela primeira vez na história da Apiesp, [a Associação] teve um papel de protagonismo nessa negociação com o governo, junto com as secretarias, garantindo assim uma melhoria salarial para todos que estão nas nossas IEES”.

A versão inicial do plano partiu de um grupo de trabalho coordenado pela Apiesp, do qual participaram servidores das sete pró-reitorias de recursos humanos das universidades estaduais e representantes sindicais. A aprovação do plano modificou de maneira expressiva a carreira dos agentes universitários, chegando a 100% de aumento salarial em alguns casos, reforça Sanches. Além disso, houve um ganho real para professores e professores das universidades, recompondo parte das perdas salariais dos últimos anos.

Foi um biênio de diálogo permanente com os governos estadual e federal, na busca por garantir os interesses das comunidades universitárias. A Apiesp foi recebida diversas vezes por Ministros de Estado no âmbito federal e manteve um diálogo constante com secretarias e órgãos do governo estadual.

Outra marca da gestão foi o diálogo constante com os sindicatos da categoria e a articulação e posicionamento em defesa do conhecimento e da ciência. A Associação firmou, ainda, parcerias com entidades de âmbito estadual, nacional e internacional, como o Tribunal de Contas do Estado do Paraná; o Ministério Público do Paraná; a Itaipu Binacional; e a Universidade San Francisco Xavier de Chuquisaca (USFX), da Bolívia.

Autoridades

Estiveram presentes os reitores e vice-reitores das Universidades Estaduais do Paraná: da Universidade Estadual de Maringá, Leandro Vanalli e Gisele Mendes de Carvalho; da Universidade Estadual de Londrina, Marta Regina Gimenez Favaro e Airton José Petris; da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ivo Mottin Demiate; da Universidade Estadual do Paraná, Salete Machado Sirino; da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Gilmar Ribeiro de Mello; da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fábio Antônio Néia Martini e Ricardo Aparecido Campos; da Universidade Estadual do Centro Oeste, Fabio Hernandes e Ademir Juracy Fanfa Ribas; além do presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, professor João Carlos Gomes; o coordenador da Unidade Gestora do Fundo do Paraná, Luiz Cesar Kawano; Roberto Niero, representando o vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, Gugu Bueno; a chefe de gabinete da Seti, professora Paula Turra Grechinski, e o diretor de Ensino Superior, Osmar Ambrosio de Souza, acompanhados de coordenadores e assessores da Secretaria.

Texto e fotos: Aline Jasper