Projeto da UEPG promove Corrida de Aventura para Mulheres

Compartilhe

As mulheres aventureiras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e região têm compromisso marcado em 05 de outubro. O projeto de extensão “Esportes de Aventura na UEPG” promove a 3ª Corrida de Aventura da Mulher, evento realizado por clubes de corrida locais. As inscrições devem ser feitas pelo link até 31 de agosto, e darão direito a um kit de atleta.

A professora responsável pelo projeto, Danilla Corazza, comenta que a corrida de aventura “é um esporte com diversas modalidades”, e é altamente incentivado pelo time do projeto. Dentro do Esportes de Aventura na UEPG, a docente comenta que os alunos são incentivados a praticarem atividades diferentes, priorizando estar em ar livre, como por exemplo rafting, trekking, rapel, ciclismo e a própria corrida de aventura. “No projeto oferecemos atividades aquáticas, como hidroginástica e natação (infantil e adulto). Também buscamos motivar e orientar os alunos para atividades físicas na natureza, como travessias em águas abertas”, explica Danilla.

Em fevereiro deste ano, 45 atletas iniciantes participaram da Prude Race, uma corrida de aventura de 35km, com mountain bike, trekking, caiaque e um rapel de 87 metros. No início de agosto, o projeto contou com a participação de 16 atletas, numa corrida em Balneário Camboriú, que Danilla relata ter sido “uma prova emocionante e cheia de desafios”. Ela completa que o interesse demonstrado pelo público levou o projeto de Aventura a se unir com a organização das corridas, idealizando uma competição voltada à mulheres.

As duas primeiras edições foram realizadas na região metropolitana de Curitiba, e com o sucesso resolveram realizar a terceira em Ponta Grossa. Segundo Danilla, o movimento é importante “para que mais pessoas possam conhecer este esporte e que novas oportunidades sejam oferecidas às mulheres”, finaliza. Antes da corrida, serão realizados minicursos para que as participantes tenham orientações sobre os esportes que compõem a corrida, como por exemplo, caminhada com orientação, oficina mecânica para mountain bike, técnicas de mountain bike e minicurso de técnicas de caiaque, com um dia em piscina e um dia em rio ou represa.

Quem for participar deve levar alguns itens obrigatórios: bicicleta, capacete, apito, cobertor de emergência, bússola, celular ou máquina fotográfica digital e kit de primeiros socorros. Serão 12 kms de mountain bike, 7km de trekking e 3 km de caiaque, e cada equipe deve permanecer junta em todas as etapas.

Programação:

  • 7h00 m- Início da recepção das atletas
  • 8h40 m – Entrega de mapas/Briefing/tira-dúvidas
  • 9h30 m – Largada
  • 13h30m – Premiação

Texto:  Amanda Santos | Foto: Fábio Ansolin


Compartilhe

 

Skip to content