Projetos da UEPG são contemplados em Programa de Sustentabilidade da Itaipu

Dez projetos de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foram contemplados no Programa para Sustentabilidade Territorial da Itaipu. O resultado final foi divulgado nesta terça-feira (27). A iniciativa apoia projetos de extensão universitária por meio de bolsas, para fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade, cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Dos 200 selecionados, os projetos da UEPG contemplados em 2024 foram: Apoio para as atividades produtivas, de formalização e de agregação de valor das agroindústrias familiares dos municípios de Palmeira e Ventania; Assessoria na Construção de Projetos de Desenvolvimento Urbano e Regional do Litoral Paranaense, através da Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Guaraqueçaba; Conhecendo o Tempo e o clima na estação meteorológica. Como prevenir desastres e promover a resiliência das comunidades; Cultura Quilombola em Foco: Valorização e Preservação das Plantas Medicinais e Fitoterápicos nas Comunidades dos Campos Gerais; Jardim de Afetos; Manejo e biodiversidade de abelhas sem ferrão como ferramenta de educação ambiental; Reconhecimento e valoração do trabalho das mulheres na catação de reciclagem de resíduos sólidos vinculadas à Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Ponta Grossa; Sustentabilidade, questão ambiental e economia solidária: fortalecendo e divulgando práticas a partir da Incubadora de Empreendimentos Solidários; UEPG e educação escolar indígena paranaense: apoio à formação continuada de docentes indígenas; e Viveiro florestal como ferramenta na pesquisa, ensino e extensão.

Com a novidade, o Viveiro Florestal planeja promover atividades que vão além do Arboriza Ponta Grossa, evento que distribui mudas de árvores para a comunidade. “Esperamos ampliar nossa atuação também junto às escolas, por meio da implementação de um programa de visitas guiadas ao Viveiro, além da plantação de pomares de frutíferas nativas, atendendo a uma importante demanda dessas instituições”, destaca a professora Rosimeri Fragoso, coordenadora do Viveiro. O planejamento é também realizar a transferência de tecnologia na produção de mudas para parceiros, em busca da conservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico. “Estamos confiantes de que este projeto trará benefícios significativos para a UEPG e para a sociedade. Agradecemos a todos que apoiaram essa iniciativa e esperamos que as metas estabelecidas contribuam para um futuro mais verde e sustentável”.

O Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial enfatiza a gestão eficiente dos projetos, com monitoramento e avaliação dos resultados, para mensurar o impacto gerado e orientar ações futuras. O Curso de Bacharelado em Geografia está, desde 2021, com o projeto de desenvolvimento urbano e regional em municípios do Paraná, com formação prática para acadêmicos. O professor Márcio Ornat, coordenador da Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Guaraqueçaba, explica que a aprovação no edital fortalece as ações já realizadas. “Isso possibilita a permanência de discentes do Curso de Bacharelado em Geografia, por meio da concessão de bolsas e nas ações extensionistas realizadas”.

A Incubadora de Empreendimentos Solidários (Iesol) foi uma das contempladas no edital. O planejamento, segundo a professora Reidy Rolim Moura, é fortalecer os projetos de economia solidária que já são realizados. “Vamos fazer com que o projeto seja uma possibilidade de realização de atividades de curricularização de extensão, que possam de fato promover essa reflexão sobre comunidades sustentáveis”. Além de atuar mais intimamente com a extensão, a Iesol também irá fortalecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com atividades desenvolvidas pelos bolsistas. “Agora nós vamos poder desenvolver ações com mais efetividade, cumprindo metas que foram estabelecidas especificamente para esse projeto, especialmente nas ODS 2, 4 e 8”.

Texto e fotos: Jéssica Natal