Alunos e professores da UEPG são premiados no 31º Fórum do Crea-PR

Mais um prêmio pra conta da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O projeto de extensão “Formação de Lideranças e Empoderamento de Mulheres Através da Construção de Projetos de Desenvolvimento Urbano / Regional” conquistou o primeiro lugar no 31º Fórum de Docentes e Discentes, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), nesta quinta-feira (29). O projeto é vinculado ao curso de Bacharelado em Geografia, que promove formação prática para acadêmicos desde 2021.

Os professores Andrea Tedesco e Márcio Ornat são os responsáveis pelo projeto. Em 2023, eles conquistaram pela primeira vez Prêmio de Extensão Universitária do Crea-PR, e neste ano repetiram o sucesso. As atividades do projeto começaram com a assinatura de convênio entre a UEPG com o município de Cerro Azul para a revisão do seu Plano Diretor Participativo. Em dezembro de 2022, foram iniciados os trabalhos de revisão no município Doutor Ulysses, mediante assinatura de convênio. Em setembro de 2023, foi assinado o convênio com Guaraqueçaba.

Andrea Tedesco, professora do curso e pró-reitora de Planejamento da UEPG, comenta que a emoção de ser premiada pela segunda vez é ainda mais especial. “A conquista deste prêmio em dois anos consecutivos é o reconhecimento da importância da extensão universitária nos processos de ensino e aprendizagem”, celebra. O projeto fomenta a formação de mulheres nos projetos de desenvolvimento urbano e regional, focando principalmente em municípios com IDH baixo no estado do Paraná, atuando por meio da elaboração e/ou revisão de seus Planos Diretores Participativos.

Prêmio de TCCs

Um dos momentos mais aguardados foi a exposição virtual dos ganhadores do Prêmio Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso. Neste ano, foram inscritos 290 trabalhos apresentados de forma digital, com a participação por vídeo dos ganhadores. Os egressos puderam explicar seus projetos, falando sobre como foi a escolha do tema, a pesquisa e os resultados do trabalho. A UEPG também garantiu pódio: 2º lugar na temática Agrimensura, com o trabalho “Geotecnologias Aplicadas ao Planejamento Urbano”, feito por Gabriel Rebonato, egresso do curso. “Foi inesperado e muito compensador. Fazer o TCC é desafiador, mas com apoio da professora Andrea e do professor Márcio recebi essa recompensa, valendo o tempo dedicado”, comemora. O professor Márcio Ornat comenta que receber o prêmio é “ter o reconhecimento da participação de Geógrafos e Geógrafas para o planejamento e a gestão pública municipal, como da participação da UEPG nos processos de desenvolvimento regional”.

31º Fórum de Docentes e Discentes

O Fórum de Docentes e Discentes é um evento anual promovido pelo Crea-PR, em parceria com as Instituições de Ensino, e que reúne docentes e discentes de cursos que fazem parte das áreas do Sistema Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea/Creas ), que são Agronomia, Engenharias e Geociências, além de dirigentes das Instituições de Ensino, Conselheiros Regionais e Federais, e demais autoridades.

Texto: Amanda Santos | Fotos: assessoria CREA – PR