Ouvidoras da UEPG visitam a Controladoria-Geral do Paraná

Mais do que um simples canal de comunicação, a Ouvidoria é uma importante ferramenta de gestão. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e os Hospitais Universitários estão sempre atentos a esse tema. Para melhorar ainda mais o relacionamento com as pessoas atendidas, os responsáveis pelas ouvidorias da UEPG e também da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) se reuniram com a Controladoria-Geral do Paraná (CGE) em Curitiba no dia 22 de agosto.

A comitiva da UEPG contou com a diretora-geral dos HUs, Fabiana Postiglioni Mansani e com as ouvidoras da UEPG, Rosali Machado; da Seti, Irvana Chemin Branco; e a nova ouvidora do HU, Ticiane de Oliveira Vilela Ferraz Peres. Da CGE participaram o diretor de Inteligência e Informações Estratégicas, Rafael Deslandes Nascimento; e o Ouvidor-Geral do Estado, Yohhan Garcia de Souza.

A diretora-geral dos HU-UEPG destaca que a ouvidoria dos hospitais está vinculada à ouvidoria da Universidade e é um importante canal de comunicação e escuta com a comunidade atendida. “Estamos sempre reavaliando nossos atendimentos do ponto de vista do nosso publico atendido. Com o apoio da Ouvidoria-Geral do Estado, vamos aprimorar esse trabalho”. Fabiana destaca, ainda, que as equipes estão em constante treinamento para aprimorar cada vez mais o atendimento e que todos os pacientes e familiares atendidos podem procurar as ouvidorias para registrar qualquer tipo de demanda.

“Temos diversos canais de comunicação para interagirmos com o nosso público. Por telefone, no (42) 3220-3184, que é a ouvidoria setorial da UEPG, na ouvidoria geral da saúde da Sesa-PR no 0800-644-4414, ou por WhatsApp, no número (41) 3330-4414; por e-mail, hu.ouvidoria@uepg.br; por carta, que pode ser depositada em diversas urnas espalhadas pelos hospitais; e o atendimento presencial, que pode ser feito no HU ou na UEPG. Todas as informações estão disponíveis nos murais das nossas unidades hospitalares”, destaca.

Além dos serviços prestados de ouvidoria, os HU-UEPG possuem um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), no qual a comunidade atendida pode registrar as sugestões e os elogios, e se manifestar quanto ao atendimento que recebeu nos HUs. “Essas informações também são analisadas e se somam nas tomadas de decisão para melhor qualidade de nosso atendimento. Somos exclusivamente SUS, prestando serviço de excelência para a comunidade de 28 municípios em abrangência”, finaliza Fabiana.

O Ouvidor-Geral do Estado, Yohhan Garcia de Souza, foi quem fez o convite para que as ouvidorias dos três órgãos se encontrassem em Curitiba. Ele destaca que os temas abordados na reunião foram a importância da ouvidoria e o entendimento dela como uma ferramenta estratégica de governança e gestão. “A própria diretora Fabiana participou (da reunião), demonstrando a importância que a gestão do hospital dá para a ouvidoria. Percebemos a importância desse hospital para o serviço prestado dentro do Governo do Estado do Paraná. Então basicamente falamos sobre o que é ouvidoria e como que se deve ser feito esse trabalho”, afirma.

Ele destaca também o respaldo que a Controladoria-Geral do Estado dá para todas as ouvidorias e o trabalho realizado pela Controladora Letícia Ferreira da Silva em relação às ouvidorias dentro do Estado do Paraná. “A gente se coloca à disposição e terminamos o encontro com a capacitação agendada para a nova ouvidora do HU, Ticiane, para que ela possa produzir e desenvolver cada vez melhor o trabalho no hospital e atender de forma satisfatória a população”, completa.

Texto e fotos: Tierri Angeluci