Setores da UEPG recebem novos televisores e projetores multimídia

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) entregou 10 televisores e 16 projetores multimídia para setores e órgãos, na tarde desta segunda-feira (02). Os equipamentos serão utilizados em salas de aula e laboratórios, o que facilitará o processo de ensino, pesquisa e extensão, além de atividades administrativas. O investimento é de cerca de R$ 100 mil.

Em maio, setores receberam uma parte dos equipamentos. Nesta leva, foram entregues televisões para Engenharia de Alimentos, laboratórios do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa), Engenharia de Materiais, Restaurante Universitário de Uvaranas e Departamento de Economia. Os aparelhos multimídia irão para Central de Salas, Colégio Agrícola Augusto Ribas, Agronomia, Educação Física, Departamento de Química e salas de aula do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. “Fizemos um grande esforço para conseguir, então celebrar essas conquistas é importante para a Universidade”, aponta o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate. Parte da compra dos equipamentos é proveniente de um saldo de recursos da Residência Técnica em Engenharia Ambiental. “Esses projetos são principalmente para a concessão de bolsas, mas também existe uma verba de custeio, que é importante para que sejam contempladas questões de estrutura, como uma contrapartida institucional, já que é sempre necessária esta renovação de equipamentos”, complementa.

“Nós estamos transformando espaços de salas de aula e laboratórios”, afirma o pró-reitor de Assuntos Administrativos, Emerson Hilgemberg. Com esta destinação, a qualidade das aulas em laboratórios será ainda maior, segundo ele. “Existe a necessidade de se trabalhar com imagens, e ter uma TV aumenta a qualidade do aprendizado, mais do que projetores. Então hoje nós estamos celebrando o investimento que proporcionará maior qualidade no ensino”. No Sebisa, as TVs irão para salas de aula. “Os aparelhos multimídia irão para o Departamento de Educação Física, o que irá atualizar todos os equipamentos do Departamento. Isso irá melhorar o ensino tanto em salas de aula, como em laboratórios”, ressalta do diretor do Setor, Júlio César Miné. Com a renovação, os alunos poderão ver imagens com melhor resolução durante aulas no microscópio, segundo o professor.

Dentre os equipamentos, está um projetor multimídia de alta capacidade no auditório do Museu de Ciências Naturais. A melhor resolução nas imagens proporcionada pelo equipamento já está fazendo a diferença no trabalho da equipe, como aponta o diretor do MCN, Antonio Liccardo. “No Universidade e Comunidade, nós recebemos grupos de visitantes que já puderam aprender no nosso auditório. Foi um experiência intensa e o projetor cumpriu absolutamente a sua função, com grande qualidade”. Para Liccardo, o projetor fez uma grande diferença no modo de receber pessoas no Museu. “Nós trabalhamos para melhorar nossa forma de receber as pessoas, então esse equipamento veio a calhar neste momento, e ficamos muito gratos pelo investimento no Museu”.

“Nós já havíamos recebido televisores anteriormente, que equiparam a sala de reuniões do Setor de Ciências Exatas e Naturais”, explica o diretor do Sexatas, Adriano Viana. “Agora, o equipamento de videoconferência irá ser instalado em uma sala de Química, o que facilitará as atividades educacionais”. A professora Sandra Scheffer, diretora do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, ressalta que os equipamentos servirão para que “o ensino esteja potencializado, juntamente com pesquisa e extensão. Então, vai ajudar na graduação, pós-graduação, bancas e videoconferências, o que irá fomentar o que nós temos de melhor”, completa.

Texto e fotos: Jéssica Natal