UEPG recebe 1º Seminário Paranaense de Futebol

Compartilhe

Na última quinta-feira (29) a integração com outros países ficou ainda mais ativa na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através da participação dos professores Filipe Manuel Clemente e Ana Filipa Silva, ambos de Portugal, no 1º Seminário Paranaense de Futebol. O evento foi uma realização da UEPG em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e fez parte de um sistema de eventos nacionais para falar de futebol.

A nível nacional, o evento esteve sob o guarda-chuva do VI Congresso Brasileiro de Futebol, com sede em Curitiba. As atividades aconteceram de forma híbrida, contando com 350 inscrições, entre participantes presenciais e online. Em Curitiba, os responsáveis foram os Prof. Dr. Elto Legnani e Prof. Dr. Julio Cesar Bassan, da UTFPR. Na UEPG, os responsáveis foram os professores Rosimeide Francisco Legnani e Rodolfo André Dellagrana.

O professor Rodolfo comenta que organizar o evento na UEPG teve como objetivo proporcionar uma experiência técnica e pedagógica para os alunos e professores, ampliando a abrangência do ensino e promovendo integração, visto que o evento foi realizado em formato híbrido. “Os alunos puderam fazer perguntas para o preparador físico que estava lá em Cuiabá, por exemplo”, comenta. Já para Rosimeide, além de colaborar no ensino da educação física, o evento aproximou ainda mais as instituições. Ela afirma que a “presença de especialistas internacionais fortalece o intercâmbio de ideias e práticas, contribuindo significativamente para a formação de estudantes e profissionais da área”.

Junto com o evento, vieram as possibilidades de intercâmbio entre alunos, como comenta Felipe: “Agora vamos avançar em novas parcerias até pelo ponto de vista de intercâmbio com estudantes, permitindo que eles possam ir a Portugal e os de Portugal virem para cá. É a partir dessas dessas parcerias que possibilitamos gerar relações de longo prazo”. O visitante ainda exaltou a qualidade das instalações da UEPG, reforçando que, para a Educação Física, essas características são fundamentais para capacitar alunos e professores. “Os alunos foram brilhantes e participativos, e para nós, participar também foi muito bom, pois experiências como essa não são frequentes”, comenta. Para Ana Filipa, participar da estreia do Seminário foi um prazer. “Foi uma ótima experiência poder partilhar um pouco do nosso conhecimento e nossas pesquisas, contribuindo com o desenvolvimento de atletas a longo prazo”, celebra.

Texto e fotos: Amanda Santos

Compartilhe

 

Skip to content