HU-UEPG abre credenciamento de médicos para mutirão com mais de 300 cirurgias ortopédicas

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio dos seus Hospitais Universitários (HU-UEPG), publicou na última sexta-feira (30), o edital de credenciamento/chamamento público nº 004/2024 para a contratação de pessoas jurídicas da área médica para atender o mutirão para a realização de cirurgias ortopédicas. Segundo o edital, disponível no site dos HU-UEPG, são 306 cirurgias previstas.

Ao todo, serão realizados 100 procedimentos especializados em quadril, 75 em joelho e 131 em mãos, totalizando 306 cirurgias. Além disso, serão credenciados serviços médicos em anestesiologistas para o total das 306 cirurgias previstas.

A diretora-geral dos HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, comemorou o processo e disse que a Universidade, o Hospital Universitário e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) trabalham para atender sempre com excelência um número maior de pacientes e esse mutirão segue esse caminho.“Durante os três anos da pandemia da Covid-19, os HU-UEPG tiveram como única missão atender esse tipo de paciente, represando os pacientes que já estavam na fila de espera por cirurgias eletivas. Esse mutirão será realizado nos finais de semana, assim como as consultas de acompanhamento. Ou seja, não vai interferir em outras cirurgias e atendimentos agendados durante os dias da semana”, destaca Fabiana. A diretora-geral disse ainda que este é um primeiro modelo de mutirão moderno e atualizado para o perfil de contratações e atendimentos realizados pelo hospital. “Esperamos propor novos mutirões, na sequência, para dar vazão às demais listas de espera por cirurgias eletivas”, finaliza.

Para o diretor administrativo dos HU-UEPG, Simonei Bonatto, o diferencial deste edital de chamamento de médicos está no pacote que deve ser ofertado pelas pessoas jurídicas que forem credenciadas para realizar os procedimentos. Isso porque, além da cirurgia, é preciso realizar a consulta pré-cirúrgica, visitas pós-operatórias durante a internação até a alta hospitalar, consulta pós-cirúrgica nos primeiros 30 dias após o procedimento, manter o acompanhamento pós-cirúrgico pelo período de até seis meses após a alta hospitalar, com no mínimo um retorno a cada dois meses, entre outros aspectos.

O edital prevê também descontos e multas por não execução ou atrasos nos procedimentos, condições gerais de pré-qualificação e os documentos exigidos para habilitação. A análise e julgamento dos requerimentos será feito por uma Comissão de Credenciamento, instituída pela Portaria R. – Nº 2024.518 para este fim pelo Magnífico Reitor da UEPG.

A vigência do edital é de seis meses e os requerimentos de credenciamento, conforme os anexos, deve ser feito via protocolo eletrônico no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UEPG.

Texto: Tierri Angeluci / Foto: Aline Jasper