Começou nesta quarta-feira (05) a Semana Pedagógica da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O encontro visa discutir temas relevantes da graduação, como procedimentos e metodologias de planejamento dos cursos, atualização das páginas dos colegiados, processos de ensino/aprendizagem na contemporaneidade e combate à evasão. Segundo a pró-reitora de graduação, Ligia Paula Couto, “a expectativa é que os cursos promovam no dia 07 de fevereiro as suas respectivas áreas, debates e proposições pedagógicas para o ano de 2020”.
A semana pedagógica iniciou com os projetos do Programa DES, que envolve a formação pedagógica para professores iniciantes e a formação pedagógica continuada para a docência universitária. “Eu agradeço a parceria com o programa que é vinculado à Prograd e trabalha questões universitárias e a formação do professor de ensino superior. Isso é essencial para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão na UEPG”, afirma. Durante o evento, a Pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Ione Jovino, explicou o papel da PRAE na universidade. “Nós tratamos da relação professor/aluno. Estamos à disposição do corpo docente e dos colegiados para auxiliá-los e dos alunos para garantir que a vida acadêmica deles seja digna e que tenham sucesso”, diz.
A programação segue até o dia 07 de fevereiro com atividades no período da manhã e tarde. Acompanhe:
06/02 – Promovido por Prae em parceria com a Prograd.
Título: “Ensino e Aprendizagem: qual o compromisso do professor na contemporaneidade?” com Ana Lígia Bragueto Costa.
Público-alvo: Coordenações de curso e NDE e demais professores(as).
Local: Auditório do Centro Integrar.
Horário: das 9h às 11h.
(A palestrante Bruna Woinorvski de Miranda, anunciada em programação anterior, não poderá comparecer).
06/02 – Promovido por PROGRAD.
Título: “Projeto Institucional anti-evasão”.
Público-alvo: Coordenações de curso e NDE e demais professores(as).
Local: Auditório do Centro Integrar.
Horário: das 14h às 17h
07/02 – Dia Pedagógico nos cursos.
Cada curso poderá organizar o trabalho pedagógico com suas respectivas equipes, considerando suas necessidades específicas. A Prograd também enviará alguns pontos referentes ao início de ano letivo para os cursos compartilharem com docentes e organizarem o planejamento do ano letivo.
Texto e fotos: Vanessa Hrenechen