UEPG recebe Encontro Paranaense de Educação Ambiental

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, entre 18 e 21 de setembro, o 18º Encontro Paranaense de Educação Ambiental (Epea). O evento, que foi realizado em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), promoveu o debate sobre a questão ambiental, por meio de palestras e oficinas práticas.

Com o tema “Educação Ambiental em tempos de Emergência Climática”, o Encontro contou com a presença de ambientalistas e profissionais da educação de todo o Paraná para debater a promoção da conscientização ambiental em escolas e outros espaços educacionais. Além de assistir às palestras, os participantes puderam compartilhar suas experiências sobre a questão ambiental, nas oficinas e mesas redondas que preencheram a programação.

A abertura do Encontro Paranaense de Educação Ambiental iniciou em cerimônia no grande auditório do Campus Centro da UEPG, na noite de 19 de setembro, que contou com a presença das autoridades das instituições participantes do evento. Além dos servidores da Itaipu e Sanepar, participaram da cerimônia representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Água e Terra (IAT), da Sedest; e da Rede Paranaense de Educação Ambiental.

Representando as universidades realizadoras do encontro, estiveram presentes: o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate; o diretor do campus Ponta Grossa da UTFPR, professor Dionizio Azeredo; e os coordenadores do evento, professores Sandro Xavier de Campos e Lia Maris Antiqueira. “Ficamos muito honrados em receber uma discussão tão urgente e necessária em nossa Universidade. Todas as ações para mitigar a crise climática devem ser debatidas e a UEPG está aberta para este debate”, comenta Demiate.

A realização do 18º Epea também marca seu retorno, cuja última edição foi em 2019. O ano seguinte teve a programação interrompida pela pandemia de Covid-19. “Trazer este evento consagrado no estado e discutir essa temática tão necessária, em sua primeira realização após cinco anos, nos deixa muito felizes”, celebra o professor Sandro, do Departamento de Química da UEPG. A professora Lia, do curso de Ciências Biológicas da UTFPR, destaca a importância da parceria entre as universidades para sua realização. “Ao congregar tantos grupos diferentes na universidade para debater a questão ambiental, estamos fortalecendo o ensino, a pesquisa e a extensão nesse tema”.

Após a cerimônia, aconteceu a palestra de abertura, ministrada pelo biólogo Zysman Neiman, com o tema ‘Educação Ambiental Brasileira no contexto da Emergência Climática’. O palestrante, que também é pesquisador pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e editor-chefe da Revista Brasileira de Educação Ambiental, compartilhou sua experiência de ambientalista e educador ambiental ao longo de quatro décadas. “O que aprendi em todos esses anos é que criar alarmismo afasta mais do que atrai pessoas para a causa. Portanto, acredito que eventos como este são importantes para encontrar maneiras de aproximar as pessoas da causa” explica.

Ao longo dos dias, outros temas foram abordados nas palestras e oficinas realizadas no Encontro. As oficinas aconteceram no Campus Centro da UEPG e na sede da UTFPR em Ponta Grossa e promoveram, de forma prática, o debate sobre diferentes aspectos do manejo ambiental. A bióloga Marilise Meinster ministrou a oficina “Conhecendo as serpentes”, em que apresentou as características dos animais e destacou seu papel no equilíbrio ecológico. ” O espaço foi fundamental para mostrar o papel ecológico desses animais. Acredito que, mais que mudar o pensamento das pessoas,  é fazê-las compreender o papel das espécies no equilíbrio ecológico”, celebra a pesquisadora.

O evento também abriu espaço para a extensão da UEPG, com participação de diferentes atividades em meio às palestras e oficinas. O Grupo de Teatro Científico (GTC), com a peça Sete Ensaios depois do Fim do Mundo. O projeto Viveiro Florestal ainda realizou a tradicional doação de mudas de plantas no Campus Centro, com a oferta de árvores de diferentes espécies nativas da região. O 18º Epea foi realizado com patrocínio da Itaipu Binacional, por meio do seu programa de educação ambiental, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Paraná (Sedest).

Texto: Gabriel Miguel, com apoio de Amanda Santos | Fotos: Gabriel Miguel e Amanda Santos