Fórum das Licenciaturas 2024 debate a curricularização da extensão

Em 2024, o Fórum das Licenciaturas irá debater o impacto da curricularização da extensão na formação de professores. Marcado para acontecer em 28 e 29 de outubro no Centro Integrar da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o evento terá palestras, exibição de documentários e debates. O Fórum é organizado pela Comissão Permanente das Licenciaturas (Copelic), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

O evento irá explorar como a curricularização da extensão pode servir como um agente de inovação na formação de professores, com estudos de caso, práticas bem-sucedidas e discussões sobre desafios e oportunidades a respeito do tema. “O Fórum é sempre um momento aguardado pelos cursos de licenciatura da UEPG, pois é um evento em que os futuros professores têm um espaço para refletir sobre as novidades presentes no contexto escolar. Estamos ansiosos para saber o que tem sido desenvolvido, como temos tratado os problemas emergidos na escola e como isso influencia no processo formativo dos professores”, destaca o pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior.

A programação inicia às 19h30, com a palestra ‘A importância da Curricularização da Extensão na Formação de Professores’, ministrada por Maria Anezilany do Nascimento, pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece). No dia seguinte, às 14h, haverá a apresentação dialogada do documentário Professoras, com palestra de Juslaine de Fátima Abre Nogueira, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

O evento encerra às 19h, com apresentação dos projetos de extensão das licenciaturas. Para o presidente da Copelic, Paulo Sérgio Ribeiro, a curricularização da extensão é uma das mudanças mais significativas na última reforma curricular. “A ideia é justamente fechar o ano com as observações a respeito dos temas que foram bastante discutidos, não só nas licenciaturas, mas em todos os cursos de graduação da UEPG”. O professor conta dos preparativos para a exposição de alguns projetos de extensão realizados pelos cursos de licenciatura nos últimos anos. “Esperamos contribuir para o debate e conseguirmos avaliar se estamos no caminho correto. Isso é necessário para que a curricularização da extensão atinja seu objetivo, que é contribuir numa formação cada vez melhor”.

Mais informações sobre o evento estão no e-mail copelic@uepg.br.

Texto e foto: Jéssica Natal