UEPG recebe 37º Congresso Internacional de Administração

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu na última semana o Congresso Internacional de Administração (ADM 2024). Em sua 37ª edição, o evento apresentou o tema “Explorando as Interseções das Inteligências Artificiais na Sociedade Atual”. O ADM 2024 foi realizado em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) e o Departamento de Administração, entre os dias 25 e 27 de setembro.

Com o debate sobre o crescimento do uso da inteligência artificial (IA), os participantes puderam conhecer questões relacionadas ao algoritmo, privacidade, responsabilidade e ética. A presidente do Comitê Gestor do ADM 2024, professora Marilisa do Rocio Oliveira, ressalta a importância do evento para os acadêmicos, docentes e a comunidade em geral. “O Congresso nunca foi apenas um encontro acadêmico, mas sim um catalisador de mudanças, onde a troca de ideias contribui para transformar o futuro da administração e da sociedade”, comenta.

A acadêmica de administração Juliana Leme Campos conta que participou das palestras e aprendeu a utilizar as ferramentas de IA a seu favor, como para resumir vídeos e PDFs. “O principal aprendizado que ficou é que ao invés de enxergarmos a IA como uma ameaça, devemos usá-la como uma aliada, tendo em mente a relação de equilíbrio entre a sua utilização e a necessidade humana”, expõe a estudante sobre as discussões promovidas no ADM 2024.

Na abertura, o Grupo de Teatro Científico da UEPG apresentou o espetáculo “assist.IA”, que abordou a relação do ser humano com a tecnologia. Em seguida, Ari Melo Mariano, da Universidade de Brasília (Unb), apresentou o painel “Desafios da pesquisa científica no contexto da IA: aplicações, ferramentas e considerações”.

No dia 26, foi realizada a palestra ‘Impactos da Inteligência Artificial no Mercado de Trabalho’, com Albino Szesz Jr, da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG (Agipi). No terceiro dia, Luiz Omar Setúbal Gabardo abordou o tema ‘Inteligência Artificial: liberta ou escraviza?’.

Durante a semana, foram promovidas rodas de conversa sobre as experiências vividas nos projetos de extensão “Sou Rondonista” e na Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol), além de visitas técnicas ao Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), Seção Sindical dos Docentes da UEPG e em espaços culturais da cidade.

O ADM 2024 contou com a apresentação online de 176 trabalhos científicos, além da entrega do Prêmio Professor Sergio Escorsim, para os pesquisadores de diversas Universidades do Brasil que apresentaram os melhores artigos. O Prêmio contou com 10 áreas, como Administração da Informação, Estudos Organizacionais e Marketing.

Parcerias internacionais

O ADM 2024 também aproximou universidades. Na tarde de quarta-feira (25), antes da abertura oficial do Congresso, os professores de oito universidades públicas da Bolívia, que participaram do evento à convite da organização, apresentaram para a gestão e aos professores uma proposta de parceria bilateral para o desenvolvimento de pesquisas entre as instituições.

Durante o encontro, que aconteceu no Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UEPG (Secisa), o vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate, e o secretário-executivo da Confederação Nacional de Docentes da Bolívia, professor Carlos Salinas, assinaram carta de intenções pela cooperação técnico-científica entre as universidades. O documento ressalta o interesse mútuo para a realização de futuras parcerias, por meio do intercâmbio de pesquisadores e professores e utilização da infraestrutura das universidades tendo em vista o progresso cientifico e tecnológico.

“Temos expectativas altas que esta parceria renda bons frutos. Nossa gestão aposta nas parcerias com o Sul Global, afim de transformar nossas pesquisas em soluções para países em desenvolvimento”, exalta o vice-reitor da UEPG. Salinas, por sua vez, garante que as universidades bolivianas dedicarão todos os esforços para a concretização da parceria. “Estamos muito contentes em estar aqui, com esta calorosa acolhida, participando deste momento que poderá abrir as portas. Sairemos daqui estreitando os laços de amizade e criando pontes de cooperação”, celebra.

A professora Marilisa do Rocio ressalta que o encontro foi possível pela longa trajetória de parcerias internacionais do curso de Administração, com a participação de universidades da Argentina, Chile, Colômbia e da própria Bolívia. “Temos observado o grande interesse neste intercâmbio e cabe aos professores aproveitar esta oportunidade. Nunca recebemos tantos pesquisadores internacionais, sobretudo da América Latina, quanto agora. Portanto, temos potencial de avançar ainda mais na internacionalização”.

No dia seguinte à cerimônia de assinatura, os representantes das universidades bolivianas se reuniram com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) e coordenadores de Programas de Pós-graduação (PPGs) da UEPG para debater as pesquisas em potencial a serem desenvolvidas através da parceria.

Texto e fotos: Gabriel Miguel e Rafaela Koloda