Jornalismo UEPG tem curso de Doutorado aprovado pela Capes

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ofertará o primeiro curso de Doutorado em Jornalismo do Paraná. A Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (Capes) anunciou, na última quinta-feira (26), a aprovação do curso de Doutorado em Jornalismo.

No documento de aprovação, a fundação enfatiza o diferencial da proposta em relação a outros programas da área da Comunicação. Segundo a Capes, o Doutorado em Jornalismo da UEPG oportunizará “a descentralização do acesso à pós-graduação no Paraná, atendendo a uma demanda crescente por qualificação que contempla dezenas de municípios do interior do estado e acolhe também interessados oriundos de diferentes regiões do país”.

A professora Cíntia Xavier, ex-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UEPG (PPGJor) e responsável pelo argumento do projeto junto à Capes, enfatizou que a aprovação do Doutorado é uma conquista de anos de trabalho e consolidação da pós-graduação em Jornalismo da UEPG, após a obtenção da nota 4 na última avaliação quadrienal. “Foi uma construção coletiva, com esforço e dedicação de todo o corpo docente, dos discentes e servidores que fazem parte do PPGJor. No momento, só é possível agradecer a todas e todos pelo empenho, é uma vitória conseguirmos fazer tanto com tão pouca estrutura e um corpo docente tão enxuto”, celebra a docente.

A notícia foi recebida com alegria pela comunidade acadêmica. Para o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, “o Doutorado em Jornalismo é a consagração da trajetória de um curso de graduação de excelência, que completará 40 anos, e o desdobramento do mestrado já consolidado em nossa instituição”. Sanches Neto destacou que a aprovação demonstra o potencial de uma área essencial para a manutenção da democracia, para o funcionamento social pleno e para a inclusão crescente. “A UEPG se torna agora um dos principais centros brasileiros de formação jornalística, o que vai ampliar as oportunidades para todos os profissionais”, comemora.

Além da relevância da formação em nível de pós-graduação em Jornalismo, a aprovação do novo curso reconhece o trabalho desenvolvido no âmbito do PPGJor. O professor Sérgio Luiz Gadini, do Departamento de Jornalismo e primeiro coordenador da pós-graduação em Jornalismo na UEPG, destaca a relevância do PPGJor por sua inserção e impacto social para além da formação de docentes e pesquisadores. “O projeto da pós-graduação em Jornalismo na UEPG tem uma abrangência que envolve formação profissional, incentivo à pesquisa e sintonia com a extensão comunitária”, ressalta. Gadini também frisou que a aprovação confirma o resultado de um trabalho coletivo feito por um pequeno grupo de docentes ao longo de duas décadas.

Desde 2013, o PPGJor já formou 60 professores e pesquisadores por meio do curso de Mestrado e a conquista também foi enaltecida por egressos. “A concretização da aprovação do Doutorado em Jornalismo mostra o empenho e dedicação dos professores e estudantes que realizaram pesquisas e estudos de grande relevância social para o campo do Jornalismo. Essa etapa é mais do que merecida e me orgulha fazer parte dessa trajetória”, festeja Gabriella Vasco de Barros, a mais recente mestra em Jornalismo pela UEPG.

SBPJor e 40 anos do curso

O próximo ano será histórico para o Departamento de Jornalismo (Dejor) da UEPG. Além do desenvolvimento do novo curso de Doutorado no âmbito do PPGJor, o curso de graduação de Jornalismo completa 40 anos. Em 2025, o Dejor também sediará o 23° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e o 15° Encontro de Jovens Pesquisadores (JPJor), dois dos principais eventos científicos e acadêmicos da área.

Texto: Jornalismo UEPG | Fotos: Rafaela Koloda


Compartilhe

 

Skip to content