Prograd-UEPG promove palestra sobre prevenção de assédio

Nesta terça-feira (08), a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Prograd-UEPG) promove a palestra ‘Da Orientação ao Respeito: Práticas para Prevenir Assédio no Ensino Superior’, às 14h, no auditório do Centro Integrar do Campus Uvaranas. Esta é uma das atividades que a Prograd promove aos professores com o intuito de orientação sobre o trabalho. Na última semana, ainda ocorreu assessoria pedagógica para suprir demandas dos docentes.

A palestra desta terça-feira será com a professora do Departamento de Direito Processual, Maria Cristina Rauch Baranoski. A iniciativa é organizada em parceria com o Programa Docência no Ensino Superior (DES). De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior, a palestra irá abordar aspectos éticos, pedagógicos e legais, que influenciam diretamente o ambiente acadêmico. “O evento pode auxiliar para que seja criado um ambiente seguro e inclusivo, pois professores capacitados em questões de assédio estão melhor preparados para promover um ambiente de respeito e acolhimento, livre de comportamentos inapropriados”.

Para Archanjo, ações desta natureza ajudam a conscientizar os professores sobre os diferentes tipos de assédio (moral, sexual, entre outros), suas consequências e as melhores maneiras de identificar sinais precoces e prevenir situações potencialmente prejudiciais. “Ao participar destes cursos, os professores não apenas fortalecem suas habilidades interpessoais, como também ampliam sua compreensão sobre a diversidade, equidade e inclusão, que são fundamentais no contexto educacional contemporâneo”, completa. A Prograd ainda atua com atendimentos especializados, direcionados a auxiliar pedagogicamente professores no ensino a estudantes com deficiência ou necessidades especiais. Para solicitar atendimento, basta agendar pelo número 42 3220 3708.

Texto e foto: Jéssica Natal