UEPG e Hemepar promove campanha de doação de sangue no Campus Uvaranas

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) promovem ação de coleta de sangue e cadastro de novos doadores no Campus Uvaranas, nesta quarta-feira (09). A atividade é voltada aos estudantes da Universidade e acontece no Laboratório Universitário de Análises Clínicas (Luac), em frente ao Bloco M, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

O objetivo do evento é, além de arrecadar novas doações, conscientizar a comunidade universitária sobre a importância de doar sangue. Podem participar da ação pessoas acima de 18 anos, ou com no mínimo 16 anos, e acompanhadas de pais e/ou responsáveis. Para participar da campanha, os interessados devem comparecer bem alimentados e hidratados, portando documento oficial com fotografia.

Para novos doadores, antes da primeira coleta, é feito um cadastro e o encaminhamento para o processo de triagem, onde são levantadas características e o histórico de saúde para determinar a viabilidade para a doação. Além da campanha em conjunto com a UEPG, interessados em se tornar doadores de sangue podem agendar sua primeira doação junto ao Hemepar, pelo site da Secretaria de Saúde do Paraná.

Texto: Gabriel Miguel | Foto: William Clarindo