Agronomia UEPG realiza atividades com estudantes do Ensino Médio

Os corredores do Bloco F se encheram de adolescentes curiosos nesta segunda-feira (07). O curso e a Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa iniciaram a semana com atividades de extensão voltadas a alunos do Ensino Médio da região. O AgroConecta apresentou a estrutura do curso, histórico da instituição e mostrou as pesquisas realizadas em laboratórios. Em sua primeira edição, o objetivo do projeto é trazer futuros calouros para a UEPG.

A visita da vez foi de alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do município de Ipiranga. Pedro Gustavo Paes não escondia o sorriso depois das atividades. “A visita mostrou pra gente que o curso de Agronomia abrange vários setores, com muitas carreiras pra seguir, mostrando um futuro incrível pra nós”. Pedro não tem dúvidas do curso que vai escolher para prestar Vestibular. “Agronomia, claro”, disse sorrindo. “Eu ainda quero tentar fazer estágio aqui [Pibic Jr], para ver as áreas que eu quero seguir, e com certeza gostei muito da oportunidade de conhecer os laboratórios”.

Caminhar pelos espaços em que ocorrem as pesquisas foi o momento em que os acadêmicos puderam contar como se dá o processo de construção científica. “A gente sentia muita falta dessa interação entre os alunos do Ensino Médio, além da necessidade de divulgarmos as nossas pesquisas”, conta a pós-graduanda Calistene Aparecida Pinto, organizadora da atividade. Segundo ela, o planejamento é promover o AgroConecta em outros momentos a partir do ano que vem. “É uma atividade muito legal, pois eles aprendem e nós aprendemos com eles a termos uma linguagem mais didática e tranquila, para falar sobre nossas pesquisas”, salienta.

Conhecer a rotina da graduação e pós-graduação é fundamental para o processo de desenvolvimento científico, segundo o professor Eduardo Agnellos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia. “É importante que eles conheçam nossos laboratórios e as rotinas dentro de cada uma das nossas linhas de pesquisas, pois nosso objetivo é que eles vejam a grandeza da nossa universidade, além de atrair futuros estudantes”.

“Quando eu estava no Ensino Médio, sentia muita falta de saber o que realmente se fazia no curso Agronomia, aí entrei sem ter muita noção de tudo o que acontece de fato na graduação”, conta o acadêmico do terceiro ano, Lucas Alves Petrech. Para ele, conhecer toda a estrutura de um curso superior é um vislumbre do futuro. “É muito legal ver o pessoal interessado, fazendo perguntas e interagindo com a gente, então acredito que essas atividades estão sendo bem importantes pra eles também”.

Texto e fotos: Jéssica Natal