Semana de Geografia traz diversidade da atuação profissional

Minicursos, palestras e apresentação de trabalhos. Assim aconteceu a 29ª Semana Acadêmica de Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). De 30 de agosto a 05 de outubro, alunos da Licenciatura e do Bacharelado se uniram para promover atividades que aproximaram acadêmicos do universo de atividades profissionais.

O evento é organizado, tradicionalmente, pelos estudantes dos terceiros anos, conforme explica Kamila de Oliveira Antunes, do Bacharelado. “Entramos em um acordo nas atividades oferecidas na Semana, com base no que cada curso poderia oferecer”. O planejamento resultou em atividades variadas, como minicursos de aerofotolevantamento com drones, funcionalidades do Global Navigation Satellite System, construção de maquetes, desenho aplicado à geografia, dentre outras.  A variedade reflete na profissão, segundo Kamila. “Estes eventos proporcionam uma experiência acadêmica que conecta diretamente com o que faremos após a conclusão dos cursos. O mercado de trabalho é vasto, então é importante ressaltar que não existe apenas um caminho a seguir, mas que há um leque de opções dentre os aspectos físicos, humanos, ambientais”, complementa.

Para Luiza Carolina Wendler, da Licenciatura, o evento é importante, porque não prende o aluno em sala de aula. “Acredito que a Semana foi muito produtiva, agregou muito em minha vida acadêmica. Os minicursos e palestras que participei, e todo o processo de organização, foi recompensado com os resultados da semana. Ver os crachás e tudo que produzimos sendo utilizado foi sem dúvida gratificante”, ressalta.

Rafael dos Santos, aluno do Bacharelado, estava entusiasmado na oficina de construção de maquetes. Além de participante, ele também auxiliou como monitor em atividades da Semana. “É uma atividade muito enriquecedora para o currículo do profissional. Todo aluno deve fazer para pensar em perspectivas profissionais futuras”, destaca. O professor Mário Lopes trouxe objetos do seu acervo pessoal de maquetes para mostrar aos alunos participantes do minicurso. “A maquete é muito utilizada enquanto recurso didático, então é interessante mostrá-la para os alunos pensarem no planejamento urbano regional, por exemplo”. Segundo Mário, as atividades, além de possibilitarem aprendizados, também saem da rotina da sala de aula. “Então, é interessante trazer coisas que são diferentes, mostrando novas perspectivas pra eles”.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Jéssica Natal e Tierri Angeluci