Programa Nepia participa de reunião no Ministério dos Direitos Humanos

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) tem representantes na elaboração de compromissos a serem apresentados na Conferência Global pelo Fim da Violência contra Crianças. O programa de extensão Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência (Nepia), do Departamento de Serviço Social, participou na última terça-feira (22) de uma reunião remota com o Ministério dos Direitos Humanos. O objetivo foi elaborar propostas para a Conferência que ocorrerá em Bogotá, em novembro.

O convite partiu da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante a conversa, o Nepia, juntamente com a Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, aprovou uma das três propostas que irão subsidiar a elaboração dos compromissos a serem apresentados na Conferência Global.

Segundo a professora Cleide Lavoratti, participante do Nepia, uma das propostas aprovadas é de que o Estado brasileiro se compromete a efetivar, até 2028, uma política nacional, intersetorial e interseccional de prevenção e enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. “A Conferência Global é um marco importante para reafirmar os compromissos com a ODS 16.2 [acabar com todas as formas de violência contra crianças e adolescentes] e identificar áreas prioritárias para a prevenção e enfrentamento”.

Segundo Cleide, o convite é um reconhecimento do curso de Serviço Social. “A partir dessa reunião e das propostas apresentadas por diversos segmentos sociais e Universidades, o Governo Brasileiro irá elaborar compromissos para apresentar durante a Conferência Mundial, pontuando áreas prioritárias que contribuam para a prevenção ou redução das violências contra esses grupos”.

Mais informações sobre a Conferência podem ser encontradas aqui: endviolenceagainstchildrenconference.org.

Texto: Jéssica Natal | Foto de Capa: William Clarindo