Os estudantes do ensino médio que fazem a Prova Paraná Mais entre hoje (12) e amanhã (13) têm mais uma oportunidade de ingresso nas instituições de ensino superior público estadual, por meio do Programa Aprova Paraná . Com base nas notas obtidas na avaliação, 20% das vagas nas Universidades Estaduais serão reservadas para alunos da rede pública.
O lançamento oficial do Programa foi em Cascavel, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em 7 de novembro. A instituição que recebeu o evento, no ano passado, utilizou a nota da avaliação estadual como modalidade de ingresso, de forma experimental. Em 2024, o Aprova Paraná Universidades se tornou uma política pública de inclusão e é realizado Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR),
Alexandre Webber, reitor da Unioeste e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), destacou a importância da adesão das universidades
estaduais ao programa e o impacto que ele terá no aumento das oportunidades para os jovens. “Se pensarmos que cada curso tem cerca de 40 vagas, estamos falando de aproximadamente 4 vagas reservadas por curso para alunos da rede pública. Esse é um número expressivo, que pode transformar a realidade desses jovens e trazer mais inclusão para nossas universidades”.
Alimentar o sonho
“Sou filho de analfabetos e fui o primeiro da minha família a concluir o ensino médio”. Com esta frase, o Secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, contou a sua trajetória de aluno do ensino público e emocionou centenas de estudantes do ensino médio de Cascavel participantes do evento de lançamento.
Nascido em Foz do Iguaçu, oeste do Paraná, em 1982, o Secretário foi estudante da Rede Estadual de Ensino, e é graduado em História e pós-graduado em Geografia e História do Paraná. Em 2007, já aprovado em concurso público, ele assumiu o cargo de professor de História no Colégio Estadual Djalma Marinho, em Campo Largo. Hoje, é Secretário de Estado. Uma história inspiradora para milhares de estudantes da rede pública estadual distribuída pelos 399 municípios do Paraná.
O Secretário lembra que o Aprova Paraná Universidades é um “divisor de águas”, representando um avanço no acesso ao ensino superior público. “Queremos garantir que nossos jovens tenham cada vez mais chances de realizar seus sonhos acadêmicos, sem barreiras”, afirmou. Ele também ressaltou a importância da Prova Paraná Mais, que mede o desempenho dos alunos e facilita o ingresso nas universidades estaduais.
O Programa abre portas para pessoas como Jandielson Stocker, que está no terceiro ano do ensino médio no Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto (CEEP). Ele está se preparando para a Prova Paraná e o Vestibular. Inspirado pelo Hospital Universitário da Unioeste, ele quer cursar Farmácia. Jandielson relata que empresta apostila de amigos fazem cursinho. “Eu busco reunir material e conteúdos de várias áreas para que eu esteja preparado. O Programa é um incentivo a mais para estudar”.
O Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR), Aldo Nelson Bona, destacou que o Estado oferece bolsas permanência. São R$ 18 milhões para que os ingressantes possam se manter estudando nas instituições de ensino superior. Bona elencou que existem recursos públicos destinados a diversas modalidades de bolsa para que os estudantes-pesquisadores possam continuar suas pesquisas. “Este é um programa que une inovação e justiça social, que democratiza o acesso às nossas universidades e incentivando a busca pelo conhecimento. É um passo concreto na direção de um futuro mais igualitário para os jovens paranaenses”, disse.
Sobre o Programa
O Aprova Paraná Universidades é um sistema de gestão de inscrições das universidades estaduais do Paraná que visa democratizar o acesso ao ensino superior, garantindo que 20% das vagas sejam destinadas a alunos concluintes de escolas públicas que realizaram a Prova Paraná Mais a partir de 2024. Conforme Decreto Estadual n.º 5.835, de 20 de Maio de 2024, a Prova Paraná Mais foi instituída como meio de acesso às vagas ofertadas pelas universidades estaduais do Paraná.
Presenças
O lançamento aconteceu na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, e contou com a presença de autoridades, reitores das universidades estaduais, educadores e centenas de estudantes. O evento contou com a participação dos reitores das sete universidades estaduais do Paraná: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Texto e fotos: Luciane Navarro