Sebisa-UEPG debate saúde integral em Fórum e Semanas Acadêmicas

Compartilhe

O Setor de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sebisa-UEPG) encerrou a última semana com debates sobre saúde em sua forma integral. O curso de Farmácia encerrou a 20ª Semana Acadêmica na quinta-feira (14), com minicursos e palestras, já o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas promoveu o 5º Simpósio de Ciências Biomédicas e da Saúde, com palestras online e exposição de banners. A semana começou na segunda-feira (11), com o Fórum Multiprofissional Sebisa, que debateu a Saúde Mental, no Centro Integrar, durante o dia todo.

O Sebisa neste ano teve eventos acadêmicos dos cursos em datas distintas ao longo do ano. Em maio, ocorreu a Semana de Enfermagem, seguida da Semana Acadêmica de Odontologia, em Agosto. No início de novembro, ainda teve a Semana Acadêmica de Estudos e Biologia. O Simpósio de Educação Física inicia nesta segunda-feira (18). “Todas essas atividades favorecem a busca pela excelência na formação de nossos acadêmicos, pois quando se propõem a organizar eventos e participar de discussões científicas, estão trabalhando as características humanísticas de reflexão e de crítica sobre as suas áreas”, destacou o diretor do Sebisa, professor Júlio César Miné, na abertura do Fórum.

Para ele, debater a saúde mental em contextos atuais é fundamental. “A pandemia que enfrentamos há quase cinco anos trouxe à tona questões que muitos de nós já conhecíamos, mas que permaneciam ocultas sob o véu do estigma e da desinformação”, explica. A saúde mental, que por muito tempo foi tratada como um tabu, agora se revela como uma prioridade essencial na vida de todos, completa Miné.

O diretor acadêmico dos Hospitais da UEPG, Guilherme Arcaro, representando a diretora-geral, Fabiana Postiglione Mansani, ressaltou a importância do debate no ambiente universitário. “Quando falamos em saúde mental, estamos falando no cuidado com os nossos pacientes nos nosso Hospitais, e também em cenários de sala de aula, bem como da população como um todo, então o Fórum vem ao encontro com essas temáticas que são importantes e atuais”.

“Debater a saúde reflete não somente na formação acadêmica, mas também na sociedade como um todo, e o Fórum Sebisa deste ano mostra que está interligado com as demandas de sociedade”, salienta o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. “Nós estamos trabalhando numa perspectiva de melhor qualidade de vida e de saúde, especialmente no pós-pandemia, então parabenizo a organização por este debate tão necessário”.

Semana Acadêmica de Farmácia (SAF)

Organizada por alunos e professores, o curso de Farmácia e o Centro Acadêmico de Farmácia (Cafar) fecharam com chave de ouro a Semana Acadêmica. O evento debateu todas as área da Farmácia, desde trajetória profissional até a saúde do próprio farmacêutico, como destaca a acadêmica Maritza Uliana, presidente do Cafar. Ela explica que a SAF abrangeu todas as áreas da ciência farmacêutica. “Nós tivemos total liberdade para pensar sobre os temas que trouxemos para os minicursos, então buscamos trazer atividades para que os alunos pudessem conhecer as áreas e fazer um networking com profissionais”. Uma das principais áreas das atividades práticas foi a de estética e cosmética. “O evento saiu como a gente planejou e foi muito legal promover essa troca de conhecimentos”.

O acadêmico Leonardo Pontes Camargo esteve como participante e organizador da SAF. “Como estou estagiando no Cafar, tenho bastante contato com toda a burocracia da organização, então é muito interessante ter esse contato, para além do aprendizado em si das palestras e minicursos”.

Simpobiosaúde 

A 5ª edição do Simpósio de Ciências Biomédicas e da Saúde aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro, com palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos. Com o tema ‘Saúde Mental e Qualidade de Vida’, o evento promoveu reflexões sobre a importância da integração entre corpo e mente. “O Simpobiosaúde ressaltou a divulgação científica como uma ferramenta essencial para o avanço do conhecimento e a conexão entre a prática profissional e a pesquisa acadêmica”, destaca o doutorando do PPG em Ciências Biomédicas, Edher Antunes.

Texto e fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content