O Sebisa neste ano teve eventos acadêmicos dos cursos em datas distintas ao longo do ano. Em maio, ocorreu a Semana de Enfermagem, seguida da Semana Acadêmica de Odontologia, em Agosto. No início de novembro, ainda teve a Semana Acadêmica de Estudos e Biologia. O Simpósio de Educação Física inicia nesta segunda-feira (18). “Todas essas atividades favorecem a busca pela excelência na formação de nossos acadêmicos, pois quando se propõem a organizar eventos e participar de discussões científicas, estão trabalhando as características humanísticas de reflexão e de crítica sobre as suas áreas”, destacou o diretor do Sebisa, professor Júlio César Miné, na abertura do Fórum.
Para ele, debater a saúde mental em contextos atuais é fundamental. “A pandemia que enfrentamos há quase cinco anos trouxe à tona questões que muitos de nós já conhecíamos, mas que permaneciam ocultas sob o véu do estigma e da desinformação”, explica. A saúde mental, que por muito tempo foi tratada como um tabu, agora se revela como uma prioridade essencial na vida de todos, completa Miné.
O diretor acadêmico dos Hospitais da UEPG, Guilherme Arcaro, representando a diretora-geral, Fabiana Postiglione Mansani, ressaltou a importância do debate no ambiente universitário. “Quando falamos em saúde mental, estamos falando no cuidado com os nossos pacientes nos nosso Hospitais, e também em cenários de sala de aula, bem como da população como um todo, então o Fórum vem ao encontro com essas temáticas que são importantes e atuais”.
“Debater a saúde reflete não somente na formação acadêmica, mas também na sociedade como um todo, e o Fórum Sebisa deste ano mostra que está interligado com as demandas de sociedade”, salienta o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. “Nós estamos trabalhando numa perspectiva de melhor qualidade de vida e de saúde, especialmente no pós-pandemia, então parabenizo a organização por este debate tão necessário”.
Semana Acadêmica de Farmácia (SAF)
O acadêmico Leonardo Pontes Camargo esteve como participante e organizador da SAF. “Como estou estagiando no Cafar, tenho bastante contato com toda a burocracia da organização, então é muito interessante ter esse contato, para além do aprendizado em si das palestras e minicursos”.
Simpobiosaúde
A 5ª edição do Simpósio de Ciências Biomédicas e da Saúde aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro, com palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos. Com o tema ‘Saúde Mental e Qualidade de Vida’, o evento promoveu reflexões sobre a importância da integração entre corpo e mente. “O Simpobiosaúde ressaltou a divulgação científica como uma ferramenta essencial para o avanço do conhecimento e a conexão entre a prática profissional e a pesquisa acadêmica”, destaca o doutorando do PPG em Ciências Biomédicas, Edher Antunes.
Texto e fotos: Jéssica Natal