O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, participou dessa entrega simbólica. Segundo ele, a substituição de todo parque tecnológico de informática, tanto da Universidade quanto do Hospital, faz parte de uma política da atual gestão com grandes aportes nos últimos anos. “Temos sempre atuado nessa área para que todas as equipes possam trabalhar com tranquilidade, com máquinas de bom desempenho, suficientes e adequadas para a crescente demanda”. Demiate destaca ainda o valor do investimento realizado para a aquisição dos computadores, de aproximadamente R$ 1,6 milhão.
Para a diretora-geral dos HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, a gestão do Hospital tem um olhar atento para a melhoria da tecnologia dentro das unidades hospitalares. “O Estado tem investido em sistemas de controle de regulação e de referência. Precisamos alimentar esses sistemas, seja para compras, financeiro ou credenciamento e até mesmo para os registros da assistência. Por isso, é importante esses computadores novos e atualizados para darmos agilidades aos processos”. Segundo ela, outros equipamentos, além dos computadores, também estão sendo adquiridos para transformar o parque tecnológico dos centros cirúrgicos e das UTI, para realmente se dar um salto de qualidade nos atendimentos.
A aquisição dos computadores foi organizada pelo Núcleo de Tecnologia da Informação dos Hospitais Universitários (NTI-HU). De acordo com o responsável pelo setor, Rodrigo Pereira Leite, a entrega foi dividida em três momentos. Nesta primeira etapa, foram recebidos 200 computadores. A segunda entrega está prevista para o final de março de 2025, com outras 130 unidades, e a última em novembro de 2025, com os 131 computadores restantes. “O foco desta substituição foram os setores administrativos, pois no final de 2022 e início de 2023 foram substituídos outros 285 equipamentos, os quais foram destinados aos serviços ligados diretamente ao atendimento de pacientes”, explica Leite.
Texto: Tierri Angeluci / Fotos: Larissa Godoy e Tierri Angeluci