Dia de festa e de muita sorte. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) transmitiu ao vivo, nesta sexta-feira (13), o resultado dos classificados na terceira fase do Processo Seletivo Seriado (PSS). Em um cenário colorido, a instituição deus boas-vindas aos calouros do ano letivo de 2025 e anunciou a aprovação dos cursos de Psicologia e Arquitetura e Urbanismo. Nesta edição, as provas aconteceram em 24 de novembro, com 3078 candidatos na terceira etapa.
Dentre os classificados, uma já é de casa. Paola Kalva Palhano, aluna do Colégio Agrícola Augusto Ribas (Caar), passou em Medicina. Ela ficou em primeiro lugar na cota de estudantes de escola pública. “Eu ainda estou meio em choque. Eu queria muito passar, mas estava com muito medo”, conta. Quando viu o resultado foi um misto de emoções, para ela. “E isso se torna ainda mais significativo porque é na UEPG, a universidade que formou minha mãe. Ela me levava em todos os eventos que ela tinha na instituição quando eu era pequena”. Paola é aluna brilhante: já ganhou prêmio do Sebrae e participou de um intercâmbio pelo Programa Ganhando o Mundo. “O Caar foi fundamental para esta aprovação”, destaca.
Mais de 14 mil pessoas realizaram as provas do PSS 1, 2 e 3, em 18 cidades do Paraná. Neste ano, a nota mais alta foi de 2587,5, para o curso de Medicina, o mais concorrido da edição. Engenharia de Software, Nutrição (novo curso da UEPG), Enfermagem e Agronomia vieram sem seguida, respectivamente, na concorrência.
O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, destacou que o dia do resultado do PSS e do Vestibular é sempre um momento especial para a UEPG e para a comunidade dos Campos Gerais. O reitor ainda anunciou dois novos cursos aprovados: Psicologia e Arquitetura e Urbanismo. “Nós ouvimos muitas pessoas e estes são cursos muito pedidos. Ofereceremos um Vestibular especial, com inscrições abertas na próxima semana. É uma conquista para a universidade e a comunidade”.
O resultado do PSS foi adiantado uma semana, já que estava previsto para até 20 de dezembro. O chefe da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), Edson Marchinski, destacou o trabalho rápido da equipe. “Tivemos um trabalho intenso para divulgar o resultado com uma semana de antecedência”. Todos os classificados, independentemente da colocação, devem enviar seus documentos quando abrirem as matrículas. “Além disso, também publicaremos nas próximas semanas as informações sobre o Vestibular voltado aos cursos novos”. As informações iniciais sobre a matrícula já estão no site da CPS (aqui).
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Aline Jasper