MCN e Bicen UEPG recebem doação de obras sobre a geologia paranaense

Compartilhe

O Museu de Ciências Naturais e a Biblioteca Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (MCN e Bicen-UEPG) receberam a coleção de livros da antiga biblioteca do Serviço Geológico do Paraná – Mineropar. A doação de mais de três mil livros foi feita na semana passada pela equipe do Instituto Água e Terra (IAT), da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, que incorporou as atribuições do Mineropar.

As obras que compõem a coleção do Serviço Geológico, e que agora fazem parte do acervo bibliográfico da UEPG, trazem informações valiosas sobre a geologia, os solos e a riqueza mineral do Paraná, resultantes de uma produção científica com mais de um século de história. Todo o conhecimento acumulado nesta coleção será disponibilizado para os pesquisadores da UEPG na biblioteca do MCN a partir de 2025, após catalogação pela equipe da Bicen, que, em conjunto com o Museu, administra seu acervo literário.

O diretor do MCN, professor Antônio Liccardo, reforça que ao receber o acervo, o Museu cumpre uma das suas funções primordiais, a salvaguarda e a conservação do patrimônio cultural e científico. “A construção do conhecimento público é um ato coletivo, e como sociedade paranaense nós devemos preservar e valorizar esse acervo, honrando os pesquisadores que vieram antes de nós e disponibilizando para os novos pesquisadores que estão por vir”. Liccardo complementa que a doação representa um importante impulso para o desenvolvimento das geociências na UEPG.

A gestão conjunta do acervo do MCN com a Biblioteca, que ocorre desde 2023, também permitirá que o acervo doado pelo IAT seja incorporado à plataforma virtual Pergamum e acessado virtualmente. A diretora da Biblioteca, Maria Lúcia Madruga, declara que a doação “será um acréscimo valioso para pesquisadores e demais interessados na temática. Um acervo dessa grandeza não poderia se perder.”

O geólogo Luciano Cordeiro de Loyola, chefe da Divisão de Geologia do IAT, destaca a importância do acervo, que conta a história de três décadas de atuação do Mineropar e se transformou em um repositório do conhecimento geológico desenvolvido por gerações de diferentes pesquisadores no estado. “É muito boa a sensação de saber que parte deste acervo continuará bem cuidado e disponível à comunidade. Nossa gratidão ao Museu de Ciências e à UEPG”, celebra.

Texto: Gabriel Miguel | Fotos: Antônio Liccardo (Arquivo pessoal)

 


Compartilhe

 

Skip to content