A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) alcançou resultados expressivos no Times Education World University Rankings por assunto, edição 2025, consolidando a posição como instituição de ensino superior de excelência nacional e internacional. Os dados são da revista Times Higher Education (THE). O ranking, divulgado em 22 de janeiro, avaliou instituições de todo o mundo em 11 áreas do conhecimento, e a UEPG se destacou em três delas: Ciências da Vida, Clínica e Saúde e Ciências Físicas.
Na área de Ciências da Vida a UEPG aumentou sua nota nos indicadores de perspectiva internacional (de 24,8 em 2024 para 25,1, em 2025) e indústria (de 19,9, em 2024 para 20,8, em 2025). Em Clínica e Saúde aumentou suas notas em todos os indicadores: citações (de 26,9 em 2024 para 27,4 em 2025), renda da indústria (de 18,8 em 2024 para 18,9 em 2025), Perspectiva internacional (de 29,6 em 2024 para 31,9 em 2025), Pesquisa (de 8,1 em 2024 para 8,5 em 2025) e em ensino (de 16,7 em 2024 para 17,3 em 2025). E em Ciências Físicas a UEPG não apresentou aumento nos indicadores avaliados, em relação ao ano de 2024, porém, como o índice era bom, manteve a classificação positiva.
Melhor do Paraná em Ciências da Vida
A UEPG foi a primeira colocada do Paraná na área de Ciências da Vida. “Em comparação com as universidades estaduais do Paraná, que participaram do ranking, a UEPG se destacou na categoria de perspectiva internacional, nas áreas de Ciências da Vida e Clínica e Saúde, ocupando a 1ª e a 2ª posição, respectivamente. E ainda, ocupou o 2º lugar em Citações, na área de Clínica e Saúde, assim como na Pesquisa, na área de Ciências Físicas”, explica Raquel Abdallah da Rocha Oliveira, Diretoria de Avaliação Institucional da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan).
Posicionamento nacional e internacional
A UEPG se destacou nacionalmente em duas das três áreas classificadas (Clínica e Saúde e Ciências Físicas). Das 44 universidades brasileiras classificadas na área de clínica e saúde, a UEPG ocupou a 17ª e 19ª posição nas nos indicadores Perspectiva Internacional e Ensino, respectivamente. Já em Ciências Físicas, das 42 universidades classificadas, a UEPG ocupou a 17ª posição no indicador de Ensino.
O número total de universidades que participou deste ranking variou de acordo com o assunto/área. Na classificação mundial, a UEPG ficou em “1001+” nas três áreas avaliadas. Na área de Ciências da vida, participaram 1143 universidades. A colocação da UEPG foi a mesma da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Na área de Clínica e Saúde participaram 1150 universidades. A UEPG ficou rankeada da mesma forma que a Universidades Estadual de Maringá e Unioeste. Já para Ciências físicas, 1370 universidades participaram. Nesta área, todas as universidades estaduais do Paraná apresentaram a mesma colocação.
Motivo de satisfação
As boas notícias são motivo de celebração na instituição. “A UEPG comemora mais uma conquista de aumento dos seus índices em várias áreas e em diferentes quesitos. Temos investido bastante na internacionalização, priorizando, mas também investimos em todas as outras áreas que são avaliadas e que são passíveis de mensuração. Todas estão evoluindo de uma maneira muito sustentável, consistente, ano a ano. Então, a gestão da UEPG fica muito feliz e vê que os resultados estão aparecendo. Nossa comunidade universitária, professores, agentes universitários e discentes estão de parabéns e estamos comemorando mais essa avaliação positiva”, afirma o vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate.
Metodologia de avaliação
O Times Education World University Rankings utiliza uma metodologia abrangente que considera diversos indicadores de desempenho acadêmico e científico, incluindo: Ensino: avalia o ambiente de aprendizagem (29,5%); Pesquisa: considera o volume, receita e reputação da pesquisa (29%), além da qualidade (impacto de citação, força e excelência) e influência da pesquisa (30%); Perspectiva Internacional: analisa a diversidade de funcionários e estudantes, bem como a pesquisa internacional (7,5%); Renda da Indústria: avalia a renda gerada e o número de patentes (4%).
A metodologia de ranqueamento por assunto é recalibrada para se adequar às especificidades de cada área, garantindo uma avaliação mais precisa e justa. O ranking da Times Higher Education é uma importante ferramenta para avaliar o desempenho das universidades em nível global e incentiva as instituições a buscarem a melhoria contínua de seus processos e resultados. Os dados também são importantes para estudantes e pesquisadores, que podem usar esses dados como ferramenta na escolha de instituições e áreas de estudo.
Texto: Helton Costa/Foto: Aline Jasper